25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Sisu abre inscrição a partir desta terça-feira

Universidade Federal do Espírito Santo utiliza o sistema em 91 cursos e oferece 4.930 vagas.

As inscrições para concorrer a uma das 4.930 vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) começaram nesta terça-feira (24) e seguem até sexta (27).

- Continua após a publicidade -

Os estudantes podem selecionar até duas opções de cursos; o sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando os pesos específicos de cada opção. A primeira nota de corte será divulgada à 1h desta quarta-feira (25), no site do Sisu.

O edital com as normas de acesso aos 91 cursos no 1º e 2º semestres do ano foi publicado nesta segunda-feira (9). Para entrar no curso de medicina, um dos mais procurados, o candidato vai precisar de nota mínima de 2.412,01 pontos, além de garantir os seguintes pontos em cada área de conhecimento: Redação (0,01 ponto); Matemática (640 pontos); Linguagens (540 pontos); Ciências Humanas (625 pontos); Ciências Naturais (607 pontos).

Para cursar uma das Engenharias – Ambiental, Civil, da Computação, Produção (vespertino), Elétrica e Mecânica – ofertadas em Vitória, a nota mínima é de 2.350,01, mais Redação (0,01 ponto); Matemática (700 pontos); Linguagens (550 pontos); Ciências Humanas (550 pontos); e Ciências Naturais (550 pontos).

Se a meta é se tornar um advogado, a nota mínima é de 1.450,01 ponto, mais Redação (0,01 ponto); Matemática (350 pontos); Linguagens (450 pontos); Ciências Humanas (300 pontos); e Ciências Naturais (350 pontos).

Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo; Artes Plásticas; Artes visuais; Ciências Sociais; Cinema e Audiovisual; Comunicação – Jornalismo; Comunicação – Publicidade; Design; Educação Física; Farmácia; Filosofia; Gemologia; Geografia; História; Pedagogia; Psicologia; Química; Serviço Social; e Terapia Ocupacional, a nota mínima é de 0,05 ponto, sendo necessário 0,01 ponto em cada área de conhecimento.

Sisu 

A Ufes aderiu integralmente ao Sisu em abril deste ano, o que acabou com a segunda etapa do Vestibular, composta por questões discursivas e redação, até então realizada para todos os cursos da Universidade. Anteriormente, a Ufes já adotava o Sisu no processo seletivo realizado no meio do ano para 450 vagas dos cursos dos campi de Alegre e de São Mateus. Com a adesão integral ao sistema, ficou definido um único processo seletivo para todos os cursos, no início do ano, que possibilitará o ingresso no primeiro e no segundo semestre.

Inicialmente, por serem destinados a um público específico, não terão vagas ofertadas pelo Sisu os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, ministrados nos campi de Vitória e São Mateus, o curso de Música que realizará a prova de habilidade complementar, e o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, cujas aulas são realizadas na Base Oceanográfica da Universidade, localizada no município de Aracruz. Também estão excluídos do Sisu os cursos oferecidos na modalidade de educação a distância.

 As inscrições devem ser feitas no site do Sisu, em http://sisu.mec.gov.br/

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA