25.8 C
Vitória
terça-feira, 31 março, 2020

Sisu abre inscrição a partir desta terça-feira

Leia Também

Governo encaminha PL que cria fundo de aval para empresas

Outros quatro projetos foram encaminhados para a Assembleia Legislativa e devem ser apreciados pelos parlamentares ainda nesta semana.

País tem 201 óbitos por covid-19 e 5.717 casos confirmados

O resultado de novos 1.138 infectados em um dia foi mais que o dobro do maior registrado até agora. Número de mortos aumentou 26% em relação a ontem.

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!

Universidade Federal do Espírito Santo utiliza o sistema em 91 cursos e oferece 4.930 vagas.

As inscrições para concorrer a uma das 4.930 vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) começaram nesta terça-feira (24) e seguem até sexta (27).

Os estudantes podem selecionar até duas opções de cursos; o sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando os pesos específicos de cada opção. A primeira nota de corte será divulgada à 1h desta quarta-feira (25), no site do Sisu.

O edital com as normas de acesso aos 91 cursos no 1º e 2º semestres do ano foi publicado nesta segunda-feira (9). Para entrar no curso de medicina, um dos mais procurados, o candidato vai precisar de nota mínima de 2.412,01 pontos, além de garantir os seguintes pontos em cada área de conhecimento: Redação (0,01 ponto); Matemática (640 pontos); Linguagens (540 pontos); Ciências Humanas (625 pontos); Ciências Naturais (607 pontos).

Para cursar uma das Engenharias – Ambiental, Civil, da Computação, Produção (vespertino), Elétrica e Mecânica – ofertadas em Vitória, a nota mínima é de 2.350,01, mais Redação (0,01 ponto); Matemática (700 pontos); Linguagens (550 pontos); Ciências Humanas (550 pontos); e Ciências Naturais (550 pontos).

Se a meta é se tornar um advogado, a nota mínima é de 1.450,01 ponto, mais Redação (0,01 ponto); Matemática (350 pontos); Linguagens (450 pontos); Ciências Humanas (300 pontos); e Ciências Naturais (350 pontos).

Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo; Artes Plásticas; Artes visuais; Ciências Sociais; Cinema e Audiovisual; Comunicação – Jornalismo; Comunicação – Publicidade; Design; Educação Física; Farmácia; Filosofia; Gemologia; Geografia; História; Pedagogia; Psicologia; Química; Serviço Social; e Terapia Ocupacional, a nota mínima é de 0,05 ponto, sendo necessário 0,01 ponto em cada área de conhecimento.

Sisu 

A Ufes aderiu integralmente ao Sisu em abril deste ano, o que acabou com a segunda etapa do Vestibular, composta por questões discursivas e redação, até então realizada para todos os cursos da Universidade. Anteriormente, a Ufes já adotava o Sisu no processo seletivo realizado no meio do ano para 450 vagas dos cursos dos campi de Alegre e de São Mateus. Com a adesão integral ao sistema, ficou definido um único processo seletivo para todos os cursos, no início do ano, que possibilitará o ingresso no primeiro e no segundo semestre.

Inicialmente, por serem destinados a um público específico, não terão vagas ofertadas pelo Sisu os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, ministrados nos campi de Vitória e São Mateus, o curso de Música que realizará a prova de habilidade complementar, e o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, cujas aulas são realizadas na Base Oceanográfica da Universidade, localizada no município de Aracruz. Também estão excluídos do Sisu os cursos oferecidos na modalidade de educação a distância.

 As inscrições devem ser feitas no site do Sisu, em http://sisu.mec.gov.br/
Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Indústria têxtil e de confecção já sofrem os impactos da pandemia

No Espírito Santo, a situação já é considerada crítica, de acordo com o presidente da Câmara da Indústria de Vestuário, José Carlos Bergamin.

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Vida Capixaba

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Participe da 3ª Corrida Amaes Azul!

A corrida em solidariedade a causa do autismo tomará a 3ª Ponte, num trajeto de 10.800 km entre Vitória e Vila Velha. Será no dia 19 de julho

Desafios da carreira artística serão debatidos na internet

O ator e diretor Abel Santana vai realizar no decorrer desta semana  uma série de lives (ao vivo) nas mídias sociais, com diversos convidados de renome.

PRF recebe doações de alimentos e kits de higiene para caminhoneiros

A ideia da campanha Siga em Frente, Caminhoneiro é minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus e possibilitar condições de trabalho.
Continua após publicidade