Obra interligará avenida Civit com Norte Sul e BR-101, contando com parque linear, ciclovia, quadras poliesportivas e outros benefícios
Por Fabio Gabriel
Com a proposta de trazer mais mobilidade para a população, a Prefeitura da Serra inaugura, nesta segunda-feira (2), o sistema viário Sérgio Rogério de Castro, que inclui a ampliação e revitalização da Avenida Civit I e a construção de um parque linear. O evento começa às 18h30, próximo ao bairro Porto Canoa. Na ocasião, também será inaugurada a decoração de Natal.
A obra, que teve um investimento de R$ 123 milhões, segundo o poder público municipal, promete melhorar em 150% o fluxo do trânsito entre a Avenida Civit I e a BR-101.
Ainda de acordo com a prefeitura, o trecho de 2,4 quilômetros proporcionará maior fluidez no trânsito para os mais de 13 mil veículos que circulam na região diariamente, beneficiando também mais de 60 mil moradores de 16 bairros no entorno.
A pista conta com três faixas de circulação em cada sentido, além de retornos que facilitam o acesso aos diversos empreendimentos residenciais, logísticos e comerciais da área.
Parque Linear no Local
Também será inaugurado um parque linear, que acompanha o corredor central da avenida, com 50 metros de largura e diversos equipamentos públicos, como quadras poliesportivas, um campo de futebol society, uma pista de skate (considerada a maior do estado), pista de caminhada, áreas de convivência e estacionamento.
Os ciclistas terão uma ciclovia de 4,5 quilômetros, ideal tanto para deslocamentos ao trabalho, já que a região é um polo industrial, quanto para a prática de atividades físicas e de lazer.
LEIA MAIS
Bicicletas compartilhadas tem passe livre neste sábado (18) - Ação promove mobilidade sustentável e oferece transporte prático e gratuito durante o verão, com integração entre as duas cidades Mais de 500 motoristas se recusam a fazer o bafômetro em Vitória - Recusa ao teste de etilômetro gera multa de quase R$ 3 mil, suspensão da CNH e possibilidade de enquadramento em crime de embriaguez ao volante
Obras de mobilidade
O município foi contemplado com algumas obras que estão contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana. Entre elas estão a rotatória do Ó, em Laranjeiras; o viaduto de Carapina; o binário da Norte Sul, em Jardim Limoeiro; e o contorno do Mestre Álvaro, que conta com quase 20 quilômetros de extensão e liga a avenida do Contorno à BR-101, próximo à Serra Sede. A via, que, segundo estudos, recebe cerca de 15 mil veículos por dia, melhorou o tráfego na região urbana da Grande Vitória, reduzindo o número de veículos transitando no perímetro urbano da cidade.
Ainda estão previstas outras obras, entre elas a duplicação do trecho da BR-101, localizado entre os quilômetros 242 e 247, próximo ao contorno do Mestre Álvaro até as proximidades da praça de pedágio, na Serra.
Também está prevista a construção de um mergulhão, na BR-101, no sentido Serra x Vitória, na altura da Avenida Eudes Scherrer, para quem deseja acessar a região de Laranjeiras, além da ligação da cidade com a capital pela região litorânea, passando por dentro do terreno da Vale.