21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Sistema Financeiro Aberto: Banestes vai aderir ao Open Banking

A inovação chamada de Open Banking traz a opção de os correntistas compartilharem dados financeiros entre bancos diferentes

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) está entre as instituições que estão aderindo ao Open Banking no Brasil, conhecido como Sistema Financeiro Aberto. Com isso, poderão ser ofertados serviços de inteligência e produtos personalizados, além de possibilitar melhora na classificação de crédito.

Como banco regional, é obrigatória a participação na terceira fase do projeto, de compartilhamento dos serviços bancários de iniciação de pagamentos e contratação de empréstimos por correspondentes.

- Continua após a publicidade -

O Open Banking não é um aplicativo ou um novo produto, mas sim uma nova forma de fazer negócios. Segundo o Banestes, há diversas equipes especializadas atuando em projetos específicos de implementação do sistema.

Um cliente que está pagando juros elevados no cheque especial de uma instituição, no qual ele tem conta corrente, poderá receber uma proposta de crédito mais barato de outra instituição, conforme explica a instituição financeira em seu site.

Compartilhamento de Dados

A inovação garante proporcionar maior autonomia e controle para os consumidores, a partir da liberdade que será dada aos correntistas de optarem por compartilhar seus dados financeiros entre as instituições bancárias participantes.

O diretor de Tecnologia do Banestes, Tasso Lugon afirma que o Open Banking propicia o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de APIs (Application Programming Interfaces) por parte das instituições participantes autorizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

“No caso de dados de clientes (pessoa física ou jurídica), o mesmo poderá solicitar o compartilhamento de seus dados às instituições financeiras, de pagamento ou demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central. É o cliente quem decidirá quando e com quem ele deseja compartilhá-los no escopo do Open Banking”, disse.

Competição do Sistema Financeiro

O processo de compartilhamento de dados é 100% digital e realizado dentro de um ambiente seguro, sob supervisão do Banco Central. A possibilidade de compartilhamento de dados tem como objetivo incentivar um ambiente de maior competição do sistema financeiro, melhorando os serviços e promovendo inovação e competitividade.

Os consumidores poderão compartilhar informações de dados cadastrais e dados de transações, como seu extrato de conta corrente e poupança, operações de crédito, investimentos e até seguros contratados.

Com isso, as instituições poderão usar essas informações para ofertar serviços de inteligência financeira, melhorar sua classificação de crédito ou ainda ofertar produtos e serviços personalizados.

Sistema Financeiro Aberto: Banestes vai aderir ao Open Banking
O compartilhamento de dados tem como objetivo incentivar maior competição no sistema financeiro. Foto: Jhonatan Blendon

O diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, garante que, a partir do Open Banking, o Banestes irá ofertar aos capixabas produtos e serviços financeiros com ainda mais agilidade, conveniência e segurança.

“O consumidor terá maior visibilidade e controle de sua vida financeira. Com o acesso de seus dados, o Banestes poderá ofertar produtos ainda mais personalizados e com condições financeiras mais vantajosas e adequadas às suas necessidades, seus interesses e objetivos”, ressalta Amarildo Casagrande.

Aplicativo Banestes

Outro exemplo prático de ganhos futuros pelos consumidores a partir do Open Banking é a possibilidade de o cliente realizar transações de diferentes contas em um único canal. “O Open Banking vai possibilitar a sincronização de operações financeiras de contas de um mesmo cliente, em diferentes instituições financeiras, em um único aplicativo, por exemplo, o Aplicativo Banestes.

O Banestes irá aproveitar as oportunidades oferecidas para os meios de pagamento, com foco em proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes”, destaca o diretor de Meios de Pagamento do Banestes, Marcos Vinícius Nunes Montes.

Sistema Financeiro Aberto

O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, é uma iniciativa do Bacen que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para os consumidores.

As ações para a implementação do Open Banking no Brasil tiveram início em 2020 e a expectativa é de que o sistema esteja em completo funcionamento em 2022, o que trará significativas mudanças na forma de relacionamento entre clientes e instituições financeiras.

Informações sobre o Open Banking no Brasil, como funcionamento, fases de implementação, instituições participantes e outros, estão disponíveis no site oficial do projeto

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA