Investimento será feito em infraestrutura e atividades, incluindo a construção da nova sede da entidade
Por Kikina Sessa
Para detalhar os resultados das atividades da Fecomércio-ES, Sesc-ES e Senac-ES em 2024 e reforçar o trabalho de integração entre as três entidades para o ano de 2025, o Sistema Fecomércio-ES reúne líderes e gestores durante o 1º Fórum Integrado de Lideranças, que acontece no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória.
Sob a liderança do presidente Idalberto Moro, durante o encontro estão sendo apresentadas as principais ações de cada instituição do sistema, bem como as atividades previstas para os próximos anos.
A expectativa é que sejam investidos R$ 398.263.804 até 2028 com iniciativas voltadas aos empresários, sindicatos, seus associados e trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, com foco nos eixos estratégicos das três instituições: economia, inovação, sindical, hospitalidade, lazer e turismo, educação, saúde, cultura, assistência social e educação profissionalizante. A expectativa da Fecomércio-ES é investir R$ 40 milhões para a obra da nova sede.
Moro ressaltou que o encontro é essencial para as lideranças conhecerem mais a atuação umas das outras e fortalecer a integração, que tem sido trabalhada com mais afinco nos últimos anos, principalmente, com a criação do novo modelo de governança do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac.

De caráter consultivo, o comitê é responsável por integrar projetos e ações estratégicas das três instituições, garantindo alinhamento, direcionamento e processos mais eficientes, sempre com foco nos principais públicos do Sistema.


O fórum conta com a participação especial do diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, com palestra sobre o Espírito Santo em macrorregiões e os dados socioeconômicos.
O diretor regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, que é diretor de gestão do Comitê Gestor do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, avalia o fórum como uma iniciativa indispensável para fortalecer a colaboração entre as entidades.
“Esse encontro permite o alinhamento de estratégias de forma mais eficiente e coordenada. A governança inovadora que estamos implementando garante que nossos esforços estejam cada vez mais focados, otimizando investimentos e ampliando nosso impacto”.
Já o diretor regional do Sesc-ES, Luiz Toniato, destacou a relevância da integração para expandir e potencializar as entregas do Sistema. “O Sesc-ES tem um compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar do trabalhador do comércio, e essa proximidade maior entre as entidades fortalece nossa capacidade de impactar positivamente o nosso público. Com uma gestão alinhada, conseguimos oferecer serviços ainda mais acessíveis, sempre focados em educação, cultura, saúde e lazer para os capixabas”.
Resultados
Durante o ano de 2024, a entidade fez 391 mil atendimentos. Na assessoria jurídica houve mais de 2.400 assistências. Na área sindical, a Federação realizou 203 atendimentos e mais sete parcerias com sindicatos e associações. Em relação à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), foram fechados 21 acordos em diversos setores e nove aditivos.
Por meio da Câmara Empresarial de Turismo (CET-ES), colocou em prática 32 iniciativas em prol das atividades turísticas no estado.
Na área de pesquisas, o Connect Fecomércio-ES, que é o Observatório do Comércio, despontou com 121 relatórios e 12 panoramas.
Em relação ao Sesc-ES, o ano de 2024 contou com 3.337 matrículas em seus cursos, 213.171 atendimentos na área cultural e mais de 206 mil no lazer, bem como 9.933 assistências no setor de saúde, além de suporte a 153.993 pessoas em programas sociais – com 1,8 milhão de quilos de alimentos arrecadados no Sesc Mesa Brasil, um crescimento de 41% frente à 2023. Ao todo, foram mais de 589 mil atendimentos da entidade durante o ano.