17.9 C
Vitória
terça-feira, 24 maio, 2022

Sistema Aquaviário: começa a concretagem dos píeres em Vila Velha

esbrasil_aquaviario_vitoria_vila_velha
Píer do Sistema Aquaviário localizado no bairro Glória, em Vila Velha - Foto: Hélio Filho/Secom

Para o acesso aos barcos do Sistema Aquaviário, haverá uma interligação, do tipo ponte, que será coberta para o conforto de quem usar o sistema

Por Wesley Ribeiro

Os trabalhos de concretagem das estruturas do píer para atracagem de barcos do Sistema Aquaviário no bairro da Glória, em Vila Velha, tiveram início na manhã da última terça-feira, 18 de janeiro. A cidade contará com um dos quatro pontos de embarque e desembarque (Prainha) previstos para a retomada da operação do Sistema Aquaviário, que serão construídos na Grande Vitória.

Além dos píeres para atracagem dos barcos, também serão construídas estruturas para o embarque e desembarque de passageiros, na baía de Vitória. Para o acesso aos barcos, haverá uma interligação, do tipo ponte, que será coberta para o conforto de quem usar o Aquaviário.

As obras de construção dos pontos de embarque e desembarque devem ser concluídas ainda este ano. O valor do investimento é de cerca de R$ 1,5 milhão para cada uma das estações. Nos próximos meses, será publicado o edital para contratação da operação dos barcos.

“O retorno do aquaviário é um sonho para muitos que já usufruíram do serviço. Estamos concretando os píeres e na sequência iniciaremos os pontos fixos, que serão pontos de integração com o Transcol para facilitar a vida de uma parte da população que mora nessas regiões”, comenta o governador do Estado, Renato Casagrande.

esbrasil_aquaviario_vitoria
O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou o canteiro de obras – Foto: Hélio Filho/Secom

“O Aquaviário é uma obra aguardada, pois as pessoas relembram com saudade. Em breve faremos a contratação da empresa que fará a prestação do serviço de transporte de passageiros e, no segundo semestre desse ano, teremos o Aquaviário funcionando”, explica.

Segundo Casagrande, a implantação do novo modal é uma das prioridades do Governo do Estado na área da mobilidade. O Sistema Aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 1990, quando foi desativado. A construção dos outros três terminais deve ser iniciada ainda este ano: Prainha, em Vila Velha, e Praça do Papa e Rodoviária, em Vitória.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade