Na manhã da última quinta-feira (7), o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon-ES) realizou uma reunião, no Prédio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), com o objetivo de apresentar os dados do 19º Censo Imobiliário, que analisa os números do setor do 1º semestre de 2011.
Na ocasião, estavam reunidos o diretor-executivo do Sinduscon-ES, Jorge Ammar de Moraes, o diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Rodrigo Gomes de Almeida, e o diretor da Indústria Imobiliária do Sinduscon-ES, José Pedro Zamborlini.
O 19º Censo Imobiliário do Sinduscon-ES foi realizado nos municípios da Grande Vitória e tem o intuito de identificar o tamanho do mercado de construção civil na região. Para José Pedro Zamborlini, Diretor da Indústria Imobiliária do Sinduscon-ES, o censo contribui com identificação do mercado. “O principal objetivo do censo é de identificar o tamanho do nosso mercado. Hoje ele está se restringindo à Grande Vitória, nós pretendemos, com a evolução, estender para outras regiões, como Guarapari e Linhares, por exemplo, que o “Minha Casa Minha Vida” atende a esses municípios de interior”, conta Zamborlini.
De acordo com o censo, de 5.594 unidades lançadas, 40% estão no município de Serra, 38% em Vila Velha, 20% em Vitória e 2% em Cariacica. Outra dado importante é que há 33.374 unidades em construção.
Ainda, segundo Pedro Zamberlini, o mercado está se deslocando para áreas que viabilizem o produto que o mercado está comprando. E a maior dificuldade que o setor encontra é a infraestrutura no lugar onde está sendo feito o empreendimento. “Infraestrutura é realmente um problema, mas é uma questão que pode ser resolvida. Podemos perceber que os municípios que hoje dominam os números de unidades em lançamento, em construção, continua sendo Serra e Vila Velha, que são municípios que tem uma infraestrutura que se adequa a esse tipo de produto. Cariacica ainda está em fase de maturação, e eu acredito que em pouco tempo também vai deslanchar”, conta.
Sobre a realização do censo no interior do estado, Pedro Zamborlini afirma que o Sinduscon-ES já está planejando isso. “Se você quer tirar uma radiografia do estado, é importante realizar o censo nos municípios que também tem esse tipo de investimento, e isso já está acontecendo no interior. A nossa intenção é viabilizar isso nos municípios como Linhares, Cachoeiro, Guarapari para realizarmos uma radiografia mais real do setor no Espírito Santo”, finaliza.