23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Sindipães promove ações no Dia Mundial do Pão

Populau00e7u00e3o troca u00f3leo usado por pu00e3es durante a au00e7u00e3oCelebrados internacionalmente neste domingo (16), o Dia Mundial do Pão e Alimentação teve suas ações adiantadas no Espírito Santo. No sábado (15), o Sindicato e a Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães e Aipães) promovem a 9ª edição do evento que comemora a data em terras capixabas. Pela manhã, das 8h30 às 11h30, serão distribuídos mais de 150 mil pães para as comunidades de cerca de 20 municípios capixabas em troca de garrafas pets e de óleo de cozinha usado. A ação tem o apoio do Sebrae no Espírito Santo, do Sistema Findes, da Buaiz Alimentos, da Coroa e da JPN Recicláveis (que fará o recolhimento do óleo de cozinha usado e dará a destinação correta para o resíduo).

Toda a população vai poder trocar duas garrafas pets por um pão doce e uma pet com dois litros de óleo por dois pães. A ação vai acontecer nas principais praças das cidades da Grande Vitória e do interior do Estado, e os municípios participantes são: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

- Continua após a publicidade -

De acordo com o superintendente do Sindipães, Fábio Bento, a expectativa é de que o evento cresça em média 40% em relação a 2010. “Teremos seis novos municípios participantes e, nesta edição, a meta é envolver 200 padarias”, destaca. Ele lembra ainda que as ações em comemoração ao Dia Mundial do Pão devem recolher cerca de 200 mil garrafas pets e 8 mil litros de óleo saturado. O evento, promovido pelo Sindipães, tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a responsabilidade socioambiental e sobre o consumo sustentável, incentivando práticas ambientalmente corretas.

Em 2010, a iniciativa marcou o lançamento da campanha de recolhimento contínuo do óleo de cozinha usado por padarias capixabas. Por meio da campanha, os cidadãos capixabas podem se dirigir a uma padaria sindicalizada e entregar o óleo em um recipiente adequado para que o resíduo seja reciclado e ganhe uma destinação sem impactos ao meio ambiente. Neste ano, além de reforçar essa boa prática, o Dia Mundial do Pão também destacará o uso de sacolas ecológicas.

“A comemoração do Dia Mundial do Pão é um momento único em que empresários e consumidores se unem para agir em favor do meio ambiente. E o apoio das padarias ao evento é fundamental, pois sem essa ajuda o evento não aconteceria”, completa o superintendente do Sindicato.

As ações em comemoração ao produto que é o carro-chefe do setor de padarias evidenciam ainda o Dia Mundial da Alimentação, celebrado também em 16 de outubro. “A iniciativa desperta para outra questão importante: o compromisso social. Por isso, nesta data, buscamos permitir o acesso do pão a um maior número possível de pessoas”, conclui Fábio Bento.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA