22.1 C
Vitória
quarta-feira, 6 julho, 2022

Sindiex comemora 30 anos com posse da nova diretoria

Sidemar Acosta foi eleito novamente o presidente do Sindiex, que foi criado em 1992. Foto: Divulgação/Sindiex

A comemoração do Sindiex foi marcada ainda pela entrega do Prêmio Personalidade do Comércio Exterior de 2022

Por Amanda Amaral

A posse da nova diretoria e a entrega do Prêmio Personalidade do Comércio Exterior marcaram as comemorações dos 30 anos do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), durante evento realizado, nesta quarta-feira (18), em Vitória.

A diretoria eleita tomou posse para o período de 2022 a 2026, com Sidemar Acosta novamente à frente da presidência da entidade. Os vice-presidentes são Agnaldo de Assis Martins Junior e Erimar Trindade. Também foram empossados os demais membros efetivos, suplentes e representantes do conselho fiscal.

Em seu discurso, Sidemar Acosta destacou que o comércio exterior é responsável por mais de 53% do PIB do Estado. “Desde que assumi a presidência do Sindiex, reforço a importância da colaboração do setor, da união, para que possamos traçar ações com propósitos visando, acima de tudo, o crescimento das operações pelo Espírito Santo”, afirmou.

O evento contou com a participação do governador do Estado, Renato Casagrande. “O Sindiex sempre se aperfeiçoou e cumpre um papel importante trabalhando o comércio internacional, que é uma vocação dos capixabas. Temos boas empresas, bons profissionais e muitos motivos para nos orgulhar da atividade que a gente tem aqui no nosso Estado, que é uma referência para o Brasil e representa mais de 50% nosso PIB”.

Personalidade do Comércio Exterior

Já o prêmio foi entregue ao deputado federal Da Vitória e a senadora Rose de Freitas, homenageados pela atuação como relatores do Projeto de Lei 05/2021 que, depois de sancionado pela presidência, deu origem a Lei Complementar 186/2021.

Com a nova legislação, foram prorrogados até 2032, benefícios fiscais do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) concedidos pelos estados e Distrito Federal.

Empregos e Redução de Impostos

A nova diretoria do Sindiex tomou posse para o período de 2022 a 2026. Foto: Divulgação/Sindiex

Ao agradecer a premiação, o deputado federal Da Vitória lembrou que a medida aprovada no ano passado ajudou a preservar mais de 100 mil empregos e a reduzir os impostos para empresas responsáveis por trazer renda e oportunidade para o Espírito Santo.

“Posso falar que, ao longo dos últimos dois anos, conheci ainda mais sobre a importância do que representa o comércio exterior e todas as empresas do segmento para o Estado. Sinto-me honrado por receber essa homenagem”, comentou.

Infraestrutura Logística

A senadora Rose de Freitas também ressaltou a importância do setor de comércio exterior e dos gargalos que ainda impedem que o segmento cresça ainda mais. “As empresas do setor têm um papel importantíssimo, mas enfrentam algumas dificuldades como o excesso de burocracia e a infraestrutura logística disponível”, disse.

Participaram do evento, mais de 200 convidados, entre empresários do comércio exterior do Espírito Santo e do país, autoridades a nível municipal, estadual e federal, representantes de entidades parceiras e demais personalidades capixabas.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade