22.1 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Azul, amarelo, rosa, vermelho…qual a cor da sua luta?

Associar cores a meses tem sido uma importante ferramenta para conscientizar a população sobre temas como câncer, doação de órgãos e suicídio

Por Priscilla Cerqueira

Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul … Você já percebeu alguma dessas campanhas voltadas para a prevenção de doenças, não é mesmo? Mas, sabia que cada mês possui uma cor diferente? O nosso calendário é marcado por tonalidades que buscam chamar a atenção das pessoas em prol da saúde e do bem-estar.

- Continua após a publicidade -

Esse é justamente o objetivo do calendário colorido da saúde, pois conscientiza a população sobre o perigo de algumas doenças, incentivando a prevenção e o tratamento dessas enfermidades.

Não existe, porém, um calendário oficial estabelecido sobre a cor de cada mês. Desta forma, associações médicas podem se reunir e escolher a cor e a doença para determinado mês.

A disseminação das campanhas ocorre de acordo com o engajamento da mídia, empresas, clínicas, hospitais, indústria farmacêutica, organizações não governamentais, instituições públicas ou privadas e até com a participação de monumentos que são iluminados com a cor do mês.

Quanto maior for a divulgação, maior é a chance de que a cor escolhida seja fixada na mente das pessoas e associada imediatamente à sua causa.

Entenda melhor sobre o significado das cores:


 

Importância das cores nas campanhas

As campanhas mensais temáticas são um alerta não só para a conscientização sobre a prevenção de doenças, mas para a abertura de debates sobre cada doença, prevenção e troca de experiências com pessoas que superaram a doença.

A importância de todas essas campanhas se reflete na disseminação do cuidado com a saúde e do alerta aos pequenos sintomas do corpo e da mente.

“Estamos usando algo para um olhar para a vida, pois cada campanha dessa é para uma temática que chama para a vida, para o equilíbrio, bem estar e podermos usar isso hoje para algo muito maior. E isso faz com que as pessoas prestem atenção na sua saúde e ao que cada campanha quer falar”, explica a psicóloga Sabrina Matias.

Inquestionavelmente, os meses de outubro e novembro recebem um destaque maior devido às campanhas que favorecem o engajamento das pessoas, resultando assim no Outubro Rosa e no Novembro Azul, com foco na prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata, respectivamente. Mas praticamente todos os meses do ano recebem uma cor.

“A cor nos comunica algo, chama atenção para alguma coisa. Quando associamos o tema a uma cor fica mais fácil para o cérebro guardar e lembrar. Usando a cor certa você cria um vínculo da pessoa com a campanha, pois traz essa aproximação, uma empatia da pessoa por aquela campanha”, afirma a psicóloga.

Maior engajamento

No Brasil, a campanha Outubro Rosa deu tão certo que as ONGs, a sociedade civil organizada e as organizações médicas, passaram a estabelecer cores para outros meses do ano com o objetivo de ampliar e difundir a prevenção de doenças.

No Espírito Santo, a campanha, que é promovida pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), acontece há 12 anos. Durante trinta dias dedicados à saúde da mulher, a instituição faz palestras, realiza exames e ainda distribui folders de orientação sobre o câncer.

As Cores e as campanhas

CorMêsCausa
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?JaneiroLaço Branco - Saúde mental em máxima evidência no mundo
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?Fevereiro Laço Laranja - Conscientiza sobre a Leucemia, um dos times mais comuns de câncer
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?Laço Roxo - Alzheimer - afeta memória e linguagem.
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?MarçoLaço Azul-Marinho - Prevenção ao câncer colorretal
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?Laço Roxo - Câncer do cólo de útero
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?Abril Laço Verde - Dedicado à saúde e à segurança no ambiente de trabalho
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?Laço Azul - Traz o debate sobre o Autismo
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?MaioLaço Amarelo - Levanta o debate sobre prevenção de acidentes de trânsito
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?Laço Roxo - Doenças inflamatórias intestinais
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?Junho Laço Vermelho - Mês que alerta para a importância da doação de sangue
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?JulhoLaço Amarelo - Mês se divide na conscientização sobre a prevenção às hepatites virais e à importância do diagnóstico precoce do câncer ósseo
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?Agosto Laço Dourado - Conscientização do aleitamento materno.
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?Laço Laranja - Esclerose múltipla – estima-se que 35 mil brasileiros sofram com essa doença
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?SetembroLaço Amarelo - Combate ao suicídio.
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?Laço Verde - Incentiva a doação de órgãos.
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?Laço Vermelho - Conscientização sobre as doenças cardiovasculares
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?OutubroLaço Rosa - Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?NovembroLaço Azul - Alerta para os riscos de câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens e também ao diabetes.
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?DezembroLaço Laranja - Prevenção do câncer de pele
Azul, amarelo, rosa, vermelho...qual a cor da sua luta?Laço Vermelho - Um dos pioneiros nesse tipo de campanha, reforça a luta contra a Aids.

Esse ano foram realizadas mais de 100 palestras em empresas, órgãos públicos, além da realização de mais de 270 mamografias.

“Há muito retorno de muitas mulheres que descobriram o câncer e com a efetiva possibilidade de cura”, garante Marilúcia Dalla, presidente da Afecc. “Essa campanha traz um apelo para a mulher se olhar com carinho, conhecer o seu corpo e se cuidar”, acrescenta.

De acordo com a psicóloga, a ampliação de ações como estas são responsáveis por criar mudanças no comportamento da sociedade, conscientizando e quebrando preconceitos em relação ao diagnóstico precoce, prevenção e tratamentos.

“Existe um maior engajamento a partir de uma campanha bem feita, associada a cor certa para a transmissão de uma mensagem correta. Fazendo isso de forma certa, cria-se mais empatia do ser humano para aquela campanha.

Então a tendência é crescer, pois um vai contagiando o outro e mais pessoas estarão envolvidas naquela temática”, esclarece Sabrina, que também é psicoterapeuta.

Cores, significado e emoção

Cada cor possui vibrações e propriedades terapêuticas específicas, que ajudam a pessoa a conhecer e explorar o seu interior, influenciando o sistema nervoso, de acordo com os objetivos do tratamento. Segundo a interpretação da psicologia, cada cor tem um propósito diferente para cada situação.

Por exemplo, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia, atividade e entusiasmo. Enquanto que as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a tranquilidade e o profissionalismo.

As cores têm o poder de estimular o nosso cérebro de formas diferentes, elas tocam nas emoções. E isso faz todo o sentido quando uma cor é escolhida para uma campanha de saúde específica no mês.

“O amarelo, que remete à campanha contra o suicídio traz a energia do sol, a vida, o novo e dá uma oportunidade de esperança, é uma mensagem de uma pessoa que está sofrendo e essa cor puxa a pessoa para a fora e chama a atenção. O rosa representa a feminilidade da mulher, uma lembrança para preservarmos isso. A cor tem sempre uma mensagem associada a campanha fica interessante”, explica Sabrina.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA