29.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Setores público e privado discutem investimentos para o Estado

Investimentos Previstos: oportunidades e desafios. Esse foi o tema do evento realizado na manhã desta sexta-feira (17), no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), que reuniu representantes dos setores público e privado nacional e de outros países.

Logo na abertura do evento, foi destacado que o Espírito Santo detém o maior parque de produção de pelotas de ferro do mundo, é o maior produtor de petróleo e gás, o 3º maior produtor de aço do Brasil. Representando o presidente do Sistema Findes/Cindes, Marcos Guerra, o vice-presidente Manoel Pimenta, enfatizou ainda que o Estado possui uma cadeia de abastecimento constituída por fornecedores que são referência no mercado brasileiro, em especial em meio ao arranjo produtivo dos setores metalmecânico e afins.

- Continua após a publicidade -

Lúcio Dalla Bernardina, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer), que este ano completa 45 anos de existência, destacou o empenho da instituição para que a 10ª edição da MEC Show seja ainda melhor que a do ano anterior. “O Sindifer não tem medido esforços para atuar na aproximação cada vez maior entre as grandes empresas e seus fornecedores. E a mec show é oportunidade única para isso.”

E a aproximação entre o mercado e as instituições de ensino e pesquisa foi destaque na fala Durval Vieira de Freitas, presidente do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico, voltado para Tecnologia e Inovação, e que desde 2016 atua como Escritório de Projetos. “Termos de melhorar constantemente a produtividade. Temos de ter conhecimento, inovar. As soluções em menor tempo e mais assertivas dependem essencialmente da aproximação entre as empresas e a academia”, afirmou Freitas para enfatizar a necessidade de um trabalho contante de valorização das empresas locais.

Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze, empresa do grupo Verona Fiere, que organiza a mec show, enfatizou que a 10ª edição da Feira, que será realizada entre os dias 18 a 20 de Julho, no Pavilhão de Carapina, terá muitas novidades. Entre elas, a parceria firmada com a Petrosul – II Conferência e Encontro de Negócios do Setor de Petróleo do Sul e Sudeste do Brasil. Realizada em paralelo a MEC SHOW, irá contar com o encontro de 12 redes petros nacionais e com apresentação de palestrantes internacionais da Colômbia, Argentina, Canadá, México, entre outros.

Setores público e privado discutem investimentos para o Estado

“Existem muitas demandas nas empresas operadoras de petróleo, tanto em terra quanto no mar, e também na área de refino e petroquímica; e existe oferta de produtos e serviços locais, muitas vezes desconhecida pelas compradoras brasileiras. Por outro lado, existe uma demanda enorme de produtos e serviços em alguns países ao redor do Brasil, aí uma excelente oportunidade para as empresas brasileiras atenderem a essa demanda”,  destacou Nicolás Honorato, representantes da Petrosul.

Petróleo
O diretor técnico da Agência Nacional do Petróleo, Waldyr Martins Barroso destacou que a realização das quatro últimas rodadas de licitação, representaram diferentes oportunidades, nas quais 117 empresas foram qualificadas, tendo 54 vencedores (empresas / consórcio), o que gerou bônus de assinatura (valores pagos pelas concessões) de R$ 17,7 bilhões e Programa Exploratório Mínimo (PEM), de R$ 7,1 bilhões – corresponde a um conjunto de atividades exploratórias que deve ser executado pelo concessionário ou contratado durante a fase de Exploração.
Setores público e privado discutem investimentos para o Estado
O diretor da ANP destacou ainda o Projeto Topázio, que inclui 30 campos e 6 blocos no Espírito Santo. em áreas que somam 231 poços produtores ativos, que produzem, em média, 3.200 bbl/dia. “Os campos apresentam relevante volume de óleo in place, com potencial de aumento de produção através de aplicação de técnicas de recuperação melhorada”, explicou Barroso, para destacar que muitos são os investimentos que estão por vir para o Estado.

O evento foi encerrado com uma mesa redonda com a participação do diretor da ANP, do secretário de Desenvolvimento do Estado, José Eduardo Faria de Azevedo, do vice presidente de Operações da ArceloMittal, Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, do diretor de Operações Logísticas da Vale, Fábio Brasileiro, e do diretor Industrial da Fibria, Paulo Silveira.

Setores público e privado discutem investimentos para o Estado

O cônsul geral dos Estados Unidos no Brasil, James B.Story, que ontem participei de uma série de encontros e hoje acompanhou o evento, falou com a ES Brasil sobre as perspectivas de novos negócios. “Por isso estou aqui, para falar com empresários norte-americanos sobre a possibilidade de crescer o volume de negociações com empresários capixabas – principalmente com importações nos segmentos de café, celulose, petróleo e gás – mas também das possibilidades de empresas do Espírito Santo adquirem produtos norte-americanos. As possibilidades são muitas”, afirmou Story.

Dados referentes à exploração do petróleo no ES
Setores público e privado discutem investimentos para o Estado Setores público e privado discutem investimentos para o Estado Setores público e privado discutem investimentos para o Estado Setores público e privado discutem investimentos para o Estado
Em busca de novos negócios
No próximo dia 22, um grupo de empresários capixabas da área do petróleo e gás irá se reunir com o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, Márcio Félix, do Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de reestruturar a Rede Petro Brasil. “Somos empresários capixabas buscando negócios para o Espírito Santo, fomentar a cadeia e gerar negócios ao pequeno empresariado. Estamos muito animados com a quebra do monopólio do pré-sal. As multinacionais estão vindo participar dos leilões. Não estamos estruturando empresas para atender somente ao mercado local, mas estamos exportando tecnologia”, destacou Manoel Passos.

10º Mec Show
Data: 18 a 20 de Julho
Local: Pavilhão de Carapina
Horário de Funcionamento: 15 às 21h (acesso até as 20h)

A edição 2016 contou com a participação de 16.197 visitantes de 17 Estados brasileiros e
de 11 países. (África do Sul, Bangladesh, Canada, Chile, China, Estados Unidos, Itália, Malásia, México, Moçambique e Suíça).

Clique aqui e confira a Galeria de Fotos do evento!

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA