22.1 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Setor industrial capixaba registra aumento dos salários em 2012

Setor industrial capixaba registra aumento dos salários em 2012O ano de 2012 começou com um aumento nos salários reais pagos pela indústria capixaba. Conforme resenha de conjuntura divulgada nesta segunda-feira (26) pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), com dados da Pesquisa Industrial Mensal de Empregos e Salários (Pimes) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em janeiro foi registrado crescimento de 4,8% nos salários do setor, em relação ao mês anterior.

O resultado mostra uma recuperação do setor, que havia registrado uma queda de 3,5% em dezembro de 2011. O resultado foi sustentado por um avanço na indústria de transformação, com aumento de 8,57% no valor da folha de pagamento real. Já a Indústria Extrativa apontou queda de 10,4%.

Na comparação com os resultados do mesmo mês do ano anterior, o valor dos salários reais pagos pela indústria capixaba cresceu +4,6%, recuperando parte da diminuição acumulada, de -5,5%, ocorrida em novembro e dezembro últimos. O resultado foi positivo em dez setores pesquisados, com destaque para os segmentos de minerais não metálicos (+46,6%), alimentos e bebidas (+14,3%) e para a indústria extrativa (+11,7%).

- Continua após a publicidade -

Quanto ao índice de pessoal ocupado, tanto a indústria extrativa, quanto a indústria de transformação tiveram resultados positivos, respectivamente +1,2% e +0,13% de pessoal ocupado em janeiro, comparado com dezembro. O maior crescimento foi observado nos segmentos máquinas e aparelhos elétricos, eletrônicos, de precisão e de comunicações (+3,8%) e produtos de metal, inclusive máquinas e equipamentos (+1,9%). Já o segmento de papel e gráfica registrou a maior queda (-2,3%), efeito da queda no preço da celulose no mercado internacional.

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) também divulgou nesta segunda-feira (26) balanço da produção industrial capixaba no mês de janeiro de 2012. Na comparação com dezembro de 2011, o índice de produção industrial do Espírito Santo, descontados os efeitos sazonais, apresentou queda de 0,42%, entretanto, o resultado foi superior ao desempenho brasileiro, que caiu 2,06%. Já o acumulado dos últimos 12 meses, o setor industrial espírito-santense apresentou uma taxa de crescimento de 5,71%, a terceira maior entre os estados brasileiros pesquisados. O índice também é superior ao total nacional, que registrou queda de 0,2%.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA