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quarta-feira, 24 abril, 2024

Quer se desenvolver como líder? Siga esses 7 passos

Ser um chefe não quer dizer ser um líder

 O líder dentro de uma organização torna-se o ponto de equilíbrio e peça-chave para fazer a diferença e buscar resultados. Ele deve mais que todos acreditar no potencial da empresa e de sua equipe. Porém, infelizmente, podemos notar bons profissionais que são alçados ao papel de líderes, mas não conseguem desenvolver esse papel adequadamente, seja por por inabilidade ou por despreparo.

Só poderá ser agente motivador quem estiver motivado. Partindo desse princípio, existem características de lideranças que devem ser identificadas e potencializadas. Desenvolver essas competências torna-se fundamental para o sucesso de um líder, resultado da empresa e aumento de sua capacidade de empregabilidade. Veja alguns pontos fundamentais para atingir este objetivo:

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1 – O primeiro diferencial é que o líder deve ser um apaixonado pelo que faz. Se isso não ocorrer, não haverá inspiração e entusiasmo que dê conta do serviço. Ou seja, para se tornar um líder, tem que fazer o que ama e amar o que faz.

2 – Um líder deve ser um profissional em que as pessoas confiem. Por isso, ele deve ser sincero e ter engajamento. Também é importante que demonstre maturidade com base em experiências passadas e teóricas, pois tem que estar em busca pela melhoria contínua a reciclagem.

3 – O conhecimento do que faz e a curiosidade de estar buscando coisas novas é fundamental, assim, o líder deve ser a base de informações e alternativas. Ele deve estar sempre se aprimorando. Caso contrário, pode virar a liderança que não é muito respeitas;

4 – Saber arriscar é imprescindível. Por isso é fundamental que se tenha audácia quando necessário e posicionar sua opinião. Também é necessário que se assuma as responsabilidade e culpas.

5 – Autoconhecimento e autocontrole são fundamentais, pois só olhando para dentro de si que o líder saberá como agir com os parceiros e os seus limites.

6 – Ter resiliência é fundamental, já que é necessário estar pronto para mudar de rota sem perder a serenidade e foco, conduzindo sua equipe nas mudanças que o mercado impõe.

7 – Comunicar bem é fundamental. Um dos grandes erros de uma líder é não saber deixar claro para equipe os caminhos tomados e os motivos. É preciso saber falar, fazer reuniões e convencer.

Enfim, muito se confunde o líder com o “chefe”, mas ser líder não é apenas coordenam os trabalhos, é preciso aprofundamento sobre o tema.

*Da redação com colaboração da DSOP Educação Financeira

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