26 C
Vitória
segunda-feira, 11 DE novembro DE 2024

Sesa espera superar 125 mil cirurgias eletivas até o fim do ano

Órgão lança campanha para pacientes atualizarem o cadastro no sistema do SUS para ajudar no acionamento  quando as cirurgias forem autorizadas

Por Otávio Gomes*

A Secretaria de Saúde do governo do Espírito Santo (Sesa) espera ultrapassar a meta de 125 mil cirurgias eletivas realizadas na rede pública do Estado até o fim de 2024. O número total de procedimentos já realizados este ano é de 96.081 cirurgias, cerca de 76,8%da meta para o ano, garante a gerente de Assistência Ambulatorial Especializada da Sesa, Carolina Marcondes.

A meta perseguida pela Sesa é estipulada anualmente pelo Plano Estadual de Redução de Filas (OperaES). Os procedimentos mais realizados pela rede são as cirurgias gerais, ginecológicas, vasculares e otorrinolaringológicas.

Desde o retorno dos agendamentos no ES – após a pausa por conta da pandemia de covid-19 em 2021 -, a rede pública de saúde do Estado supera a meta anual em pelo menos 20%. “Desde 2021, a gente estabelece metas conforme a demanda do nosso Estado e todo ano a gente supera essa meta. Em 2023, a gente ultrapassou 22% em relação ao 2022, e esse ano a gente tem uma meta de 125 mil cirurgias. Ou seja, até o final de dezembro ainda devem ser realizadas 28.715 cirurgias”, confirmou Carolina.

- Publicidade -

Campanha visa ajudar

Atualmente, a Sesa está fazendo um alerta aos pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos eletivos ou consultas e exames para que atualizem seus dados de contato no ConectSUS, aplicativo que reúne dados de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ou presencialmente numa Unidade Básica de Saúde.

“Hoje, a gente tem 3.760 pacientes com esse cadastro desatualizado, como endereço e até o próprio telefone, que é o meio que a gente mais utiliza para entrar em contato com o usuário”, explica Marcondes.

“Quando é agendada a cirurgia, o hospital que vai realizar esse procedimento precisa entrar em contato com o paciente para comunicar os detalhes e orientar o preparo anterior ao procedimento. Por isso, é imprescindível que esse cadastro esteja sempre atualizado”, completa a gerente.

Os dados mais recentes monstram que 18.430 pacientes aguardam procedimentos eletivos no SUS. A esses, a Sesa orienta que procurem uma Unidades de Saúde para checar se as informações para o contato continuam atualizadas.

“O ideal é sempre manter o cadastro atualizado para evitar a demora no agendamento do procedimento cirúrgico. A gente alerta que o usuário procure a sua Unidade de Saúde e verifique se aquele número de telefone, se aquele endereço continua o mesmo”, conclui Carolina.

*Sob a supervisão de Erik Oakes

LEIA MAIS
O Centro de Turismo Social e Lazer Sesc Domingos Martins passa por uma série de reformas para atrair eventos variados e desenvolver o turismo na região - Fotos: Divulgação Sesc Domingos Martins Sesc Domingos Martins terá um novo Centro de Convenções - Projeto do espaço no Sesc Domingos Martins deve ser finalizado até o fim do ano e obra tem previsão de 18 meses. Equipamento deve impulsionar…
sono 5 alimentos que melhoram a qualidade do sono - Os alimentos ajudam a ter noites de sonos mais tranquilas. Veja quais são eles!
Governo do ES investe R$ 324 milhões em obras de adaptação às mudanças climáticas Governo do ES investe R$ 324 milhões em obras de adaptação às mudanças climáticas - Entre os investimentos, estão obras de macrodrenagens,  contenções, pavimentações e outros serviços através do Fundo Cidades Por Fabio Gabriel Implantado de forma inovadora e pioneira…
Inmet emite alerta de ventos de até 100 km/h para o fim de semana Inmet emite alerta de ventos de até 100 km/h para o fim de semana - Aviso nas cores amarelo e laranja informam que o volume de chuva pode chegar a mais de 100 mm em diferentes regiões do estado Por…

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA