21 C
Vitória
sábado, 20 DE julho DE 2024

Sérvia ameaça deixar Eurocopa se Croácia e Albânia não forem punidas

Em comunicado, a federação sérvia condenou “o vergonhoso comportamento racista” dos albaneses e croatas que estiveram no estádio

Dirigentes do futebol sérvio ameaçaram deixar a Eurocopa em função dos cânticos ofensivos que partiram dos torcedores durante a partida entre Albânia e Croácia. O jogo foi disputado nesta quarta-feira e terminou empatado em 2 a 2.

A Sérvia entrou em campo nesta quinta-feira, em sua segunda partida da fase de grupos contra a Eslovênia, em Munique, e ficou no empate de 1 a 1. “O que aconteceu é escandaloso e pediremos sanções à Uefa, mesmo ao custo de não continuarmos na competição”, disse o secretário-geral da Federação Sérvia de Futebol, Jovan Surbatovic.

- Continua após a publicidade -

“Vamos pedir à Uefa que puna as federações de ambas as equipes. Não queremos participar disso. No entanto, se a entidade não tomar uma atitude e os punir, vamos decidir como proceder”, completou o dirigente.

Num outro comunicado, a federação sérvia condenou “o vergonhoso comportamento racista” dos albaneses e croatas que estiveram no estádio e disse que o jogo deveria ter sido suspenso assim que os cânticos começaram. “Um insulto a uma nação, com gritos dizendo que eles deveriam matá-los, não era visto em eventos esportivos há muito tempo”, acrescentou o comunicado.

A Uefa, entretanto, não reagiu aos comentários. A animosidade dos torcedores croatas e albaneses em relação aos sérvios e vice-versa remonta às guerras dos Bálcãs que aconteceram durante a década de 1990.

Na Eurocopa, a entidade que comanda o futebol europeu multou as federações sérvia e albanesa em 10.000 euros (pouco mais de R$ 58 mil) cada, depois de os seus adeptos exibiram faixas com mapas nacionalistas nos seus primeiros duelos. Com informações Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA