Serra: crianças da rede de ensino sem medo de dentistas

Atendimento a crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Jorge Sant'Ana Corrêa, no bairro Costa Bela (Fotografia - Everton Nunes/PMS)

Método minimiza os impactos negativos que um tratamento dentário pode causar em uma criança

Trauma de dentista? Não na rede Educação da Serra. Mais de 7 mil crianças que estudam em creches da Serra são atendidas com uma técnica que permite o exame bucal sem uso da cadeira de dentista, o que ajuda a acalmar os pequenos.

É o chamado Tratamento Restaurador Atraumático, realizado nas próprias unidades de ensino. Por meio da técnica, que é indolor, o tecido cariado é removido e um material é aplicado para inibir a cárie.

O trabalho também visa a criar nos alunos o hábito da higiene bucal, com instruções sobre escovação correta e uso do fio dental. O Programa de Saúde Escolar atende hoje 7.165 crianças.

“O programa aproxima o dentista das crianças, torna essa relação amistosa e o tratamento odontológico um procedimento natural, evitando traumas”, explicou a coordenadora do Serviço de Odontologia da Serra, Vânia Azevedo de Souza.

O atendimento é feito na própria unidade de ensino (Fotografia – Everton Nunes/PMS)

Quando é o caso, pais de crianças que precisam de tratamento no consultório odontológico são orientados a procurar atendimento nas unidades de saúde de seus bairros.

Além do Programa de Saúde Escolar, há ainda um trabalho de prevenção com escovação supervisionada, para mais 4 mil alunos.

 


Leia mais
Conteúdo Publicitário