26 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Serra é 21º município do país com o melhor ambiente de negócios

A Serra participou da pesquisa do Ministério da Economia, com mais cinco municípios do Estado, para avaliar o ambiente de negócios

Por Amanda Amaral 

Foi divulgado o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) 2022, que avalia o ambiente de negócios nos municípios brasileiros. Entre os cinco participantes do Espírito Santo na pesquisa, a Serra obteve o melhor resultado geral com 540,5 pontos, melhor nota do Estado e 21º do país.

- Continua após a publicidade -

Também participaram: Vitória, município capixaba com o segundo melhor desempenho com 510,77 pontos; Vila Velha (473,10); Cariacica (473,90); e Colatina (473,66). Participaram 119 municípios, 61 da Região Sudeste. A divulgação dos resultados foi feita pelo Ministério da Economia.

O estudo acompanha anualmente a qualidade regulatória e concorrencial dos municípios, sendo um instrumento de atração de investimentos estrangeiros e promoção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da economia. Confira o documento na íntegra clicando aqui

Desempenho da Serra

Sobre o estudo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico da Serra, Luiz Fernando de Mello Leitão, comemorou a posição da Serra e destaca outros resultados positivos conquistados recentemente pelo município.

“A Serra tem a maior população, o maior PIB, o maior volume de investimentos privados e o maior crescimento no Indicador de Ambiente de Negócios da Findes, agora também tem o melhor ambiente de negócios de acordo com a avaliação do Ministério da Economia”, afirma o secretário.

De acordo com Luiz Fernando Leitão, a posição da Serra no ICM é resultado do trabalho integrado promovido pela administração municipal para promover a economia, o empreendedorismo e a ambiência de negócios:

“Os frutos desse trabalho podem ser vistos tanto na chegada de novas empresas na Serra, quanto nos números referentes aos pequenos empreendedores no ano passado, quando fechamos com 9.549 atendimentos no Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa – Ciampe, e quase R$ 2,3 milhões em empréstimos pelo Nossocrédito”.

Sobre o ICM

O Índice de Concorrência dos Municípios, elaborado pelo Ministério da Economia, acompanha anualmente a qualidade regulatória e concorrencial dos municípios, sendo um instrumento de atração de investimentos estrangeiros e promoção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da economia.

A Edição 2022 convocou 119 municípios brasileiros de todos os estados e regiões do país e contou com a participação de 112 deles. Destinou-se às capitais das unidades federativas, aos municípios que detinham, até abril de 2022, mais de 250 mil habitantes, e aos municípios que se voluntariaram para participar da Fase Piloto do Índice3.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA