25.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Série A: Fla bate Bahia fora; Palmeiras fica no empate

Fora de casa, rubro-negro vence Bahia em jogo polêmico, enquanto Flu e Galo vencem; Palmeiras fica no empate

Por Robson Maia

O sábado (13) foi com os postulantes ao título do Campeonato Brasileiro Série A em campo. Em Salvador (BA), o Flamengo bateu o Bahia por 3 a 2. Já em São Paulo, o Palmeiras tropeçou contra o RB Bragantino e empatou em 1 a 1. O Flu venceu o Cuiabá por 2 a 0, no Maracanã, enquanto o Atlético-MG venceu o Internacional, no Mineirão, por 2 a 0.

- Continua após a publicidade -

Bahia x Flamengo – Arena Fonte Nova

O confronto entre o tricolor baiano e o rubro-negro carioca abriu a 6ª rodada do Brasileião 2023. Em um jogo recheado de polêmicas por conta da arbitragem do mineiro Paulo César Zanovelli, o Flamengo venceu o Bahia por 3 a 2.

Aos 22 minutos da etapa inicial, David Luiz escorou para Matheus França abrir o placar para os cariocas na Arena Fonte Nova. Aos 25, Arrascaeta foi derrubado na área e Zanovelli viu pênalti no uruguaio. Na bola, Gabigol converteu a cobrança e marcou o seu 3° gol na atual edição.

Ainda no 1° tempo, após boa troca de passes no meio, Thaciano escorou e Biel Teixeira diminuiu para os baianos. Antes do apito do intervalo, o tricolor baiano reclamou de um lance envolvendo os zagueiros David Luiz e Fabrício Bruno, do Flamengo, dentro da grande área. O árbitro não assinalou a penalidade e não foi chamado pelo VAR.

Nos acréscimos da primeira etapa, David Luiz apareceu livre no ataque após cobrança de falta de Everton Cebolinha. O zagueiro testou firme para ampliar a vantagem e marcar o seu primeiro gol com a camisa rubro-negra.

No segundo tempo, uma cena curiosa na volta do intervalo. O argentino Jorge Sampaoli utilizou as cinco substituições na volta para a etapa final: Matheus Cunha deu lugar a Santos no gol, Wesley substituiu David Luiz, Bruno Henrique ocupou a vaga de Cebolinha, Vidal substituiu Matheus França, enquanto Thiago Maia deu lugar ao chileno Erick Pulgar.

Por conta das várias mudanças, o Bahia voltou para o segundo tempo mais encorpado. Aos 6 minutos, Ademir recebeu livre no lado direito da grande área e diminuiu para os baianos. A pressão da equipe foi interrompida aos 29 minutos. Por reclamação, o tricolor teve dois jogadores expulsos: os zagueiros Rezende e Kanu receberam dois cartões amarelos e deixaram o campo mais cedo.

No fim do jogo, o clube baiano protestou contra as marcações de Zanovelli e informou que irá representar contra a arbitragem da partida na CBF. O resultado faz o Flamengo ganhar

7 posições. O rubro-negro assume temporariamente a 5ª colocação, com 9 pontos, enquanto o tricolor fica no 14° lugar, com 6 pontos somados. O Fla volta a campo na próxima terça-feira (16), às 21h, para a primeira partida do confronto diante do Fluminense, nas oitavas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. Já o Bahia encara o Santos na próxima quarta (17), às 19h, na Vila Belmiro, também pelo mata-mata da competição eliminatória.

Palmeiras x RB Bragantino – Allianz Parque

No Allianz Parque, o Palmeiras recebeu o Red Bull Bragantino, às 18h30. O Verdão teve uma sequência de 10 vitórias consecutivas em seus domínios interrompida após o empate em 1 a 1 contra a equipe de Bragança Paulista.

O primeiro tempo foi sem gols. Mesmo diante de muita pressão da equipe de Abel Ferreira, o Palmeiras não conseguiu abrir o marcador nos 45 minutos iniciais. No segundo tempo, depois de boas defesas do goleiro Cleiton e de acertar a trave, o Alviverde saiu na frente: aos 19, Veiga cobrou escanteio e Gustavo Gomez desviou. Na segunda trave, Artur apareceu livre para completar e marcar contra o ex-clube.

Os mandantes assumiam a liderança até então, mas minutos depois, aos 25, após boa troca de passes, Juninho Capixaba acertou um belo chute de longa distância e deixou tudo igual.

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta (17), às 19h, diante do Fortaleza, no Allianz, pela Copa do Brasil. Já o RB Bragantino terá a semana de trabalho completa. O clube de Bragança foi eliminado da competição eliminatória e só volta a campo no próximo dia 20, em casa, diante do Athletico, pela 7ª rodada do Brasileirão.

Fluminense x Cuiabá – Maracanã

No Maraca, o Fluminense bateu o Cuiabá em uma noite pouca inspirada da equipe tricolor. Os comandados de Fernando Diniz saíram na frente logo cedo, aos 5 minutos, com gol do capitão Nino. No cruzamento de Marcelo, Ganso escorou e o zagueiro completou para o gol.

O outro gol do confronto só saiu na segunda etapa. Após roubada de bola na pressão na saída do adversário, Lima ajeitou para Ganso marcar o gol da vitória tricolor.

Com o resultado, o Flu se mantém na 3ª colocação, com 13 pontos. Já o Cuiabá segue na zona de rebaixamento, na 17° colocação, com 4 pontos ganhos.

Atlético-MG x Internacional

No jogo que fechou os confrontos do dia, o Galo venceu o Inter no Mineirão por 2 a 0. No reencontro de Eduardo Coudet com o Colorado, os mineiros saíram na frente logo aos 2 minutos, com o chileno Eduardo Vargas. O argentino Pavón cruzou e o atacante apareceu entre os zagueiros para abrir a vitória alvinegra.

No segundo tempo, com uma grande assistência de Hulk, o gol da vitória: Paulinho tabelou com o craque alvinegro e apareceu cara a cara com o goleiro Keiller para dar números finais ao confronto.

O Galo chegou a 2ª vitória consecutiva no torneio e ganhou 4 posições. O time é o 4° colocado, com 10 pontos, 5 a menos que o líder Botafogo. Já o time do técnico Mano Menezes chegou a 3ª derrota na competição e é apenas o 12° colocado, com 7 pontos.

Ambas as equipes voltam a campo no meio da semana pela Copa do Brasil. O Atlético encara o Corinthians na quarta-feira (17), às 21h30, no Mineirão. Já os colorados seguem em Belo Horizonte para o duelo diante do América-MG, no Independência, no mesmo dia e horário.

Confira os confrontos do Brasileirão 2023 deste domingo (14)

Vasco x Santos – 16h – São Januário
Corinthians x São Paulo – 16h – Arena Corinthians
Grêmio x Fortaleza – 16h – Arena Grêmio
América-MG x Cruzeiro – 18h30 – Independência
Goiás x Botafogo – 18h30 – Serrinha
Athletico x Coritiba – 18h30 – Arena da Baixada

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA