25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Senai-ES utiliza tecnologia para transformar a empresa capixaba

O Serviço Nacional de Aprendizado Industrial no Espírito Santo (Senai-ES) deu um salto em termos de tecnologia, de inovação e de produtividade no ano de 2018.

Uma mostra disso foi a criação do Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional, o IST, que tem o compromisso de trabalhar junto ao empresário e ao pesquisador capixaba para crescimento dos negócios industriais no Estado. Em uma outra ponta de atuação, o da educação, o Senai-ES também toma a dianteira no processo com a turma piloto com base no novo currículo do ensino médio em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-ES).

O diretor regional da entidade, Mateus Simões, explica que a indústria capixaba precisa identificar no Senai-ES o seu parceiro de primeira ordem para o desenvolvimento de projetos que levarão seus produtos e serviços a patamares de competitividade internacionais.

- Continua após a publicidade -

“Trabalhamos em várias frentes de atuação, até para representar o que a indústria no Espírito Santo pode tornar-se. Desde o pioneirismo em propor uma nova fórmula para o ensino médio até o oferecimento de tecnologia de ponta em nossos laboratórios, o Senai está mais próximo dos desejos dos empresários. Ao mesmo tempo, estamos estimulando o pensamento criativo e o uso de novas tecnologias para que um produto desenvolvido em terra capixaba possa ter a mesma competitividade dos melhores e maiores mercados do mundo”, analisou o gestor.

Educação

O pioneirismo já começa na sala de aula. O Espírito Santo é o único Estado da Região Sudeste a já implantar a reforma do ensino médio com o projeto piloto “Ensino Médio com Itinerário de Formação Técnica e Profissional”, do Departamento Nacional do Sesi e do Senai. Com as unidades do Paraná, Goiás, Bahia e Pernambuco, os professores das duas casas foram capacitados para promover a integração entre as aulas do ensino básico e profissionalizante, fazendo com que os alunos desenvolvam competências para empregabilidade, além de fundamentos técnicos e científicos referentes a qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional requeridos pela área da indústria. O projeto está sendo desenvolvido na unidade do Civit, na Serra, e servirá de exemplo para o Brasil.

O objetivo do projeto é desenvolver a indústria de vestuário e estimular a inovação e a geração de oportunidades para o segmento no ES
O laboratório ModaLAB 1 fica no Senai Araçás em Vila Velha (Fotografia – Cinthia Pimentel)

Mas essa foi apenas uma das grandes ações do Senai no ano de 2018, como também é o Programa de Inovação na Indústria Capixaba (Inovic), que visa à transformação da economia do Estado por meio da inovação. Com essa iniciativa, a instituição apoia as empresas em todas as fases do processo de inovação – ideação, prototipagem, desenvolvimento de produtos ou processos e inserção no mercado – por meio de consultorias.

Já o IST em Eficiência Operacional, localizado na unidade da Beira-Mar, em Vitória, é um espaço onde os industriais capixabas podem usufruir de laboratórios modernos e maquinários de última geração, com portfólio de produtos e serviços capaz de atender a indústrias dos setores de alimentos e bebidas, construção, metalmecânica, moveleiro, petróleo e gás, plástico, química, rochas ornamentais e vestuário.

O laboratório do IST é o primeiro spacemaker de Vitória, um ambiente de criatividade e inovação com foco em prototipagem e validação de novos conceitos, tecnologias e negócios aberto também para a sociedade. Funciona como uma espécie de coworking da indústria, com consultores, salas de reunião, sala de treinamento executivo e espaço para equipamentos portáteis.

Nesse mesmo sentido, agora especificamente para o setor do vestuário, o Senai inaugurou, em julho, o primeiro laboratório de moda do Espírito Santo: o ModaLab1, localizado no Senai Araçás, em Vila Velha. O objetivo do projeto é desenvolver a indústria de vestuário e estimular a inovação e a geração de oportunidades para o segmento no Espírito Santo. Um espaço à disposição de profissionais e estudantes de moda, empresas e pessoas físicas, que conta ainda com um profissional para auxiliar na utilização da estrutura e das máquinas modernas e automatizadas, além de impressoras 3D. O ModaLab1 também promove semanalmente palestras e workshops para o setor. Com o sucesso do projeto, a Região Noroeste, polo da indústria têxtil capixaba, também ganhou um laboratório de moda: o ModaLab2, situado no Senai Colatina, que segue os mesmos moldes do primeiro e também conta com o ciclo de palestras e workshops.

O IST em Eficiência Operacional, localizado na unidade da Beira-Mar, em Vitória, é um espaço onde os industriais capixabas podem usufruir de laboratórios modernos e maquinários de última geração, com portfólio de produtos e serviços capaz de atender a indústrias dos setores de alimentos e bebidas, construção, metalmecânica, moveleiro, petróleo e gás, plástico, química, rochas ornamentais e vestuário.
O Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional está disponível para o industrial capixaba em Vitória (Fotografia – Alexandre Mendonça)

O Senai atua também como braço forte do Movimento Capixaba pela Inovação, participando e apoiando esse ecossistema, que conta com a presença dos setores produtivo e acadêmico e do governo do Estado. O ano de 2018 também marca o retorno do Espírito Santo aos editais de inovação. Após quatro anos, o Estado voltou a ter um projeto aprovado no edital nacional. A parceria do Senai com a Vale e a Argalit supera R$ 1 milhão para o desenvolvimento do dispositivo ergonômico e seguro para troca de dormentes durante a manutenção das ferrovias.

A diretora de Inovação, Tecnologia e Produtividade do Senai-ES, Juliana Gavini, explica que a própria criação de uma diretoria específica sobre o assunto já é uma mostra de como o Senai-ES está atuando de forma contundente para a transformação das empresas capixabas. “Em pouco mais de um ano, já melhoramos a produtividade em cerca de 160 empresas e a produtividade”, revela. Ainda no atendimento às indústrias, o Senai oferece consultoria tecnológica em eficiência energética, meio ambiente, alimentos e bebidas, design e processo produtivo; serviços técnicos especializados; e soluções de inovação para a criação e desenvolvimento de produtos e processos.

Produtividade

Na busca pelo aumento da produtividade da indústria capixaba, o Senai lançou o programa “ES Mais Produtivo”, com consultorias em lean manufacturing, que identifica desperdícios e aponta caminhos para reduzi-los. Os resultados do programa superam os 120% no ganho médio de produtividade por linha de produção e já atendeu mais de 100 indústrias, em parceria com o Sebrae. Ainda nesse sentido, criou o Lean Game, uma ferramenta utilizada para ensinar os conceitos da produtividade por meio de um jogo de tabuleiro.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA