26.9 C
Vitória
terça-feira, 3 DE dezembro DE 2024

Senado aprova dispensa de reavaliação de aposentado por incapacidade permanente

Proposta relatada pelo senador capixaba Fabiano Contarato prevê garantia do benefício para aposentados sem necessidade de revalidação constante

Por Robson Maia

O Plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei que dispensa da reavaliação periódica os aposentados por incapacidade permanente, irreversível ou irrecuperável. De acordo com o texto, segurados do Regime Geral de Previdência Social e beneficiários por prestação continuada afastados por incapacidade permanente (ou que tenham doença de Alzheimer, doença de Parkinson ou esclerose lateral amiotrófica) não precisarão passar por reavaliações periódicas.

A matéria segue agora para a sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Apresentado em 2017 pelo então deputado Rôney Nemer (DF), o projeto foi relatado pelo senador Fabiano Contarato, do PT (ES) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e pelo senador Rogério Carvalho, também do PT (SE), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O texto modifica os Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213, de 1991) e a organização da Assistência Social no Brasil (Lei 8.742, de 1993).

- Publicidade -

O projeto estabelece também que, nas dispensas de reavaliação por quadros irrecuperáveis, o segurado poderá ser convocado em casos de suspeita de fraude ou erro. No caso de pessoas com HIV/aids em busca de aposentadoria por invalidez, o texto determina ainda a participação de pelo menos um especialista em infectologia na perícia médica, o que o relator considera “imprescindível para o adequado dimensionamento das limitações enfrentadas em cada caso concreto”. A lei já prevê a dispensa da reavaliação periódica para o aposentado com aids.

Para Contarato, o projeto tem um caráter humano e é uma forma de demonstrar empatia por quem enfrenta uma incapacidade permanente ou doenças graves e por suas famílias. Em Plenário, ele lembrou a dificuldade que é levar uma pessoa com doença permanente, às vezes acamada ou com dificuldade de locomoção, a uma avaliação.

LEIA MAIS
parecer_oab_contra_fim_saidinhas Quinto Constitucional: lista sêxtupla será definida nesta terça (3) - Sessão extraordinária da seccional capixaba define lista com os nomes que seguirão na disputa por vaga de desembargador
TCE-ES propõe reajuste de 15% para servidores e criação de funções TCE-ES propõe reajuste de 15% para servidores e criação de funções - PLC encaminhado ao Legislativo prevê bonificação, funções gratificadas e cargos comissionados para servidores

Na visão do senador, essa exigência burocrática é “nefasta e cruel”. A aprovação da matéria é uma forma de corrigir uma injustiça e uma maneira de o Congresso Nacional dar uma resposta a essas famílias, afirmou.

“Se coloque no lugar daquela família. Empatia é se colocar na dor do outro. É inadmissível submeter uma pessoa com incapacidade permanente a uma perícia periódica. Esse projeto corrige essa injustiça”’, declarou Contarato.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA