27.7 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Seminário de Meio Ambiente da Cesan debate sobre principais problemas do estado

Seminário de Meio Ambiente da Cesan debate sobre principais problemas do estadoNos dias 2 e 3 de junho, a Cesan promoveu o Seminário de Meio Ambiente 2011. O encontro foi realizado em Vitória, com o objetivo de ampliar e aprofundar o debate sobre os principais problemas e alternativas de soluções para o setor de saneamento no Espírito Santo. O Seminário foi aberto ao público e contou com a participação de 250 pessoas inscritas.

O discurso de abertura do diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, deu a tônica do seminário. “É um sonho possível tratar de maneira adequada o território e as pessoas que nele vivem, de forma a preservar nossos recursos naturais. Hoje, no Espírito Santo, temos iniciativas importantes nesse sentido, como o Programa Águas Limpas. Nossa proposta aqui é unir governo, pesquisadores e cidadãos, para assumirem seus papéis nas questões ambientais”, disse.

- Continua após a publicidade -

Tozi também apresentou palestra sobre os principais aspectos do Programa Águas Limpas, o maior plano de obras de saneamento já realizado na história do Espírito Santo. “Estamos fazendo os investimentos necessários para mudar o panorama do saneamento básico no Estado. Agora é hora de todos os cidadãos participarem ligando seus imóveis às redes de esgoto que estão sendo implantadas”, concluiu.

As palestras foram intercaladas por debates e segmentadas em seis temas: saneamento, mudanças climáticas, desafios da educação ambiental, cobrança pelo uso da água, gestão dos resíduos sólidos e gestão e recuperação de áreas degradadas.

O destaque foi a palestra do consultor do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial), Paulo Canedo de Magalhães. Ele mostrou os impactos no meio ambiente da falta de saneamento e alguns exemplos de soluções que estão dando certo, como na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Ele alertou ainda que a ligação dos imóveis aos sistemas de esgoto é uma responsabilidade do cidadão. “A partir do momento que o poder público faz o investimento e cria uma infraestrutura, o cidadão não tem o direito de lançar seus esgotos sem tratamento e prejudicar toda a comunidade. A ligação dos imóveis às redes de coleta de esgoto não é questão de adesão, mas uma obrigação, uma responsabilidade do cidadão”, concluiu.

Participaram do seminário profissionais da área de saneamento, meio ambiente, estudantes de nível superior e técnicos de áreas afins. Para o diretor técnico do Instituto Estadual de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Aureliano Nogueira da Costa, o evento cumpriu um papel importante de educação ambiental. “Foi uma oportunidade de divulgar ações de aspecto ambiental que estão sendo realizadas, debater e criar interação entre os diversos setores do governo e da sociedade”, relatou.

O gerente de Licenciamento Ambiental da Prefeitura Municipal de Vitória, Tarcísio José Föeger, lembrou a importância de todos se empenharem em resolver os passivos ambientais, principalmente nos grandes centros urbanos. “Precisamos ter compromisso com o futuro e coordenar esforços para a recuperação e preservação do meio ambiente. Nesse sentido, o seminário organizado pela Cesan cumpre uma função importante de promover a interação e a troca de informações”, contou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA