22.1 C
Vitória
quarta-feira, 6 julho, 2022

Selo Verde: Embalagens de café terão rótulo ecológico

Com o Selo Verde, os consumidores terão garantia de um produto de boa qualidade e com histórico socioambiental confiável. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Para Egídio Malanquini, presidente do Sincafé, o selo fortalece o trabalho do segmento industrial e estimula as vendas

Por Amanda Amaral 

Agora o cafezinho de todos os dias vai ganhar um selo verde. Para obter a rotulagem, o empresário deve obedecer às regas do Manual Operacional Rotulagem Ambiental Tipo I (Selo Verde) do Café Brasileiro para uma Economia de Baixo Carbono. O setor aprovou a ideia e acredita que a iniciativa vai auxiliar nas vendas.

A iniciativa é do Ministério da Economia, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma/ONU).

A iniciativa foi lançada pelo Governo Federal no dia 04 de maio. Com a rotulagem, os consumidores terão garantia de um produto de boa qualidade e com um histórico socioambiental confiável, devidamente atestado. Com as informações disponíveis nos rótulos de embalagens, a população pode adquirir um café de menor impacto ambiental em relação aos concorrentes disponíveis no mercado.

Incentivo às Vendas

Para o presidente do Sindicato da Indústria do Café do Estado do Espírito Santo (Sincafé), Egidio Malanquini, a medida irá estimular as vendas. “É mais uma oportunidade de mostrar, não só para o consumidor, mas para todos, a importância do equilíbrio ambiental. No que diz respeito às vendas, a sociedade tem consciência do que é prejudicial e do que contribui para melhorar o bem-estar social, com certeza vai valorizar o produto que estampa esse rótulo”, explicou.

Para ele, o selo irá expor de forma mais precisa as informações nas embalagens e fortalecerá o trabalho do segmento industrial, sensibilizando o consumidor. “É o momento propício para que todos possam engajar nesse objetivo. Com cada um contribuindo de forma direta, vamos garantir um futuro bem mais sustentável para as próximas gerações”, comentou Malanquini.

O Selo Verde

O rótulo Tipo I, conhecido como Selo Verde, é voluntário e baseado nas fases do ciclo de vida do produto. No caso do café, ela vai desde a preparação do solo para o plantio até o seu consumo e descarte.

O setor está preparado para evoluir, de acordo com Malanquini. “No caso do café, há uma relação muito forte entre produção e indústria. O produtor rural já trabalha com o café sustentável, tem essa metodologia. O selo vai fortalecer as vendas e a positividade das empresas junto à sociedade”, afirma.

Como Obter a Rotulagem

Para obter o rótulo ecológico, o empreendedor deve realização uma solicitação à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O primeiro passo é o preenchimento do Questionário de Avaliação Preliminar, que deve ser enviado para o e-mail [email protected]

Esse tipo de rotulagem é concedido por terceiros, ou seja, as auditorias são feitas por certificadoras que não pertencem aos produtores, fornecedores ou órgãos governamentais. No Brasil, as certificadoras devem ser acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Para o presidente do Sincafé, Egidio Malanquini, a medida irá incentivar as vendas. Foto: Divulgação

Manual Operacional

Além disso, foi disponibilizado um manual operacional com orientações aos interessados e indica os passos para a obtenção do rótulo ecológico, sob as diretrizes do procedimento específico criado para o setor de café e chá no país.

A publicação é voltada aos produtores e demais atores do setor cafeeiro do país, além de órgãos regulatórios, instituições públicas e profissionais da área interessados em buscar parâmetros sobre boas práticas ambientais e contribuir para uma cadeia produtiva ecologicamente mais assertiva.

O documento foi elaborado no âmbito do projeto de cooperação “Avançando e Quantificando a Produção e Consumo Sustentáveis (PCS) para uma Economia de Baixo Carbono (Advance SP-Brasil)”, que teve início em 2021 e será finalizado em agosto de 2022.

Para mais informações, bata conferir o Manual Operacional para Obtenção do Rótulo Ecológico.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade