28.8 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Sejus assina termo para ampliação do “Programa Cidadania nos Presídios”

Sejus assina termo para ampliação do “Programa Cidadania nos Presídios”

O Espírito Santo é o primeiro estado do país a implantar a iniciativa que busca fortalecer a reintegração social

A Secretaria de Estado da Justiça assinou, nesta quarta-feira (17), três termos de cooperação para dar início ao projeto “Universidade no Cárcere”, que prevê uma maior interação entre o sistema prisional do Espírito Santo e instituições, entre elas, duas universidades, para potencializar e fortalecer ainda mais as ações de inserção social de detentos, egressos do sistema prisional e seus familiares. 

- Continua após a publicidade -

Além de possibilitar a participação dos contemplados a projetos de extensão e pesquisa realizados pelas instituições de ensino, o Universidade no Cárcere também permitirá a realização de estágios e de residência multiprofissional. Essa parceria é um dos principais eixos do “Programa Cidadania nos Presídios”, lançado de forma pioneira no Espírito Santo em fevereiro deste ano.

De acordo com Walace Tarcísio Pontes, secretário de Estado da Justiça, a iniciativa vai potencializar os serviços já realizados pelo Escritório Social, que oferece suporte aos egressos do sistema prisional e para suas famílias em diversas áreas como saúde, qualificação, encaminhamento profissional e atendimento psicossocial. 

“Com a assinatura dos termos, a oferta de assistência jurídica, à saúde, psicológica, social e profissionalizante serão aprimoradas e ampliadas. Dessa forma, vamos avançar, ainda mais, na reintegração social desses egressos à sociedade”, revela o secretário.

A assinatura dos termos contou com a participação de representantes do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), da Universidade de Vila Velha (UVV), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), que inicialmente irá participar oferecendo exames oftalmológicos e doação de óculos para os internos do sistema prisional.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA