24.9 C
Vitória
quarta-feira, 11 DE setembro DE 2024

Seis municípios capixabas estão aptos a se tornarem ‘cidades inteligentes’

Outros 18 municípios demonstraram interesse, o que representa aproximadamente 1,8 milhão de habitantes

Por Redação

Colatina, Cariacica, Vargem Alta, Alegre, Afonso Cláudio e Venda Nova do Imigrante estão prestes a se tornar as primeiras cidades inteligentes do estado, após a aprovação dos estudos de viabilidade técnica e o avanço nos processos licitatórios. Relatórios do Bandes indicam que 24 municípios demonstraram interesse, o representa aproximadamente 1,8 milhão de habitantes.

- Continua após a publicidade -

Essa mudança promete trazer uma série de benefícios, principalmente no que diz respeito à eficiência dos serviços, como a operação e manutenção do sistema de iluminação pública, rede de telecomunicações, videomonitoramento e instalação de miniusinas de energia solar nos prédios públicos dessas localidades.

Confira na tabela abaixo os municípios que aderiram ao programa e a situação em que se encontram:

WordPress Tables Plugin

O caso de Venda Nova do Imigrante é o mais adiantado, e com a adesão ao Programa, espera-se uma economia de aproximadamente R$ 38 milhões aos cofres municipais, representando uma redução de cerca de 40% nos gastos públicos. Segundo o relatório, as ações incluem a implantação de:

  • Implantação de uma infraestrutura de telecomunicações com 40 quilômetros de fibra óptica;
  • 42 pontos de videomonitoramento;
  • 18 pontos de internet gratuita à população;
  • Troca por lâmpadas de LED em 2.800 pontos de iluminação pública;
  • Instalação de uma usina solar fotovoltaica com 750 quilowatts de potência por ano para distribuição entre os prédios municipais.

“Por meio do ES Inteligente, estamos avançando no projeto de PPP que promete transformar a infraestrutura urbana e melhorar significativamente a qualidade de vida de nossa população. Esse investimento, por meio de parceria com o setor privado, demonstra o potencial do nosso município em se tornar um modelo de inovação e sustentabilidade”, relatou o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Nemrod Emerick na epoca da adesão.

Saiba mais…

O ES Inteligente abrange a estruturação de projetos de cidades inteligentes e de saneamento básico para as cidades do Estado do Espírito Santo. Basta que o município faça sua adesão ao Programa para que seja iniciada a execução de um plano de trabalho em ações sinérgicas do Bandes, Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades e município.

“Estamos empenhados em auxiliar os municípios a elaborarem projetos inovadores e eficientes. A integração do setor privado traz uma nova dinâmica, promovendo a conectividade, a sustentabilidade e a segurança nas comunidades capixabas”, pontua o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias do Bandes, Vilker Zucolotto Pessin.

O programa oferece assessoria aos municípios para a estruturação de projetos de infraestrutura em áreas cruciais, com excelentes modelagens nas frentes de cidades inteligentes e saneamento básico.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 223

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA