Times que se sentem psicologicamente seguros tendem a ser mais criativos, colaborativos e ágeis na resolução de problemas
Por Neidy Christo
Segurança psicológica é um conceito que, cada vez mais, ganha relevância no ambiente corporativo. Num cenário onde a inovação, a colaboração e o aprendizado contínuo são essenciais, criar um ambiente em que as pessoas se sintam seguras para expressar suas ideias, preocupações e até cometer erros sem medo de represálias, tornou-se um diferencial competitivo.
A segurança psicológica refere-se à percepção dos colaboradores de que podem se expressar livremente sem sofrer consequências negativas para a sua imagem, carreira ou status dentro da organização.
Organizações que promovem a segurança psicológica colhem frutos em diversas frentes. Times que se sentem psicologicamente seguros tendem a ser mais criativos, colaborativos e ágeis na resolução de problemas.
Quando as pessoas sentem que podem se manifestar sem medo de serem julgadas, elas estão mais propensas a compartilhar ideias inovadoras, apontar falhas antes que se tornem críticas e contribuir de forma significativa para o sucesso coletivo.
Em um ambiente seguro, o aprendizado também é favorecido. Pessoas que não têm medo de errar se arriscam mais e, consequentemente, aprendem mais rápido. A segurança psicológica promove, portanto, um ciclo de melhoria contínua, onde o erro é visto como oportunidade de desenvolvimento e não como um fracasso a ser punido.
Líderes que mostram suas próprias vulnerabilidades criam um espaço seguro para que os outros façam o mesmo. Demonstrar que todos, independentemente da posição, estão suscetíveis a erros, humaniza o ambiente.
Também é válido criar canais onde todos possam expressar suas opiniões, dúvidas e sugestões sem receio. Reuniões regulares de feedback e sessões de brainstorming são ótimas ferramentas para isso.
Mesmo que uma ideia não seja aplicada, é importante valorizar a iniciativa. Isso motiva os colaboradores a continuar contribuindo e reforça o sentimento de pertencimento.
Ao invés de focar nas falhas, valorize o aprendizado decorrente delas. Quando o erro é tratado como parte natural do crescimento, a equipe se sente mais à vontade para inovar e tomar decisões ousadas.
Ouvir atentamente as pessoas, sem interromper ou julgar permite que elas se sintam respeitadas. A escuta ativa é um pilar essencial para criar confiança no ambiente de trabalho.
Cabe lembrar que, embora seja importante criar um ambiente livre para expressão, é fundamental que as discussões sejam construtivas e respeitosas. A liberdade de expressão deve vir acompanhada da responsabilidade e do respeito às opiniões alheias.
Segurança psicológica não pode ser algo pontual. É essencial que os líderes mantenham uma postura coerente e constante no incentivo a um ambiente seguro. Se a equipe perceber incoerências, a confiança se quebra e o clima de medo pode se instaurar.
Promover a segurança psicológica nas organizações é, sem dúvida, um dos passos mais inteligentes para construir times resilientes, inovadores e comprometidos. Assim, as organizações cultivam o respeito, a confiança e o sucesso compartilhado.
Você se sente seguro(a) psicologicamente em sua empresa? O que pode ser feito para melhorar isso?
Neidy Christo é presidente da ABRH/ES, doutoranda em Administração e Consultora em Desenvolvimento Humano