27.1 C
Vitória
terça-feira, 30 novembro, 2021

Secretário destaca crescimento de quase 7% na arrecadação

O secretário de Finanças, Marcelo Altóe, foi na Assembleia prestar contas dos seis primeiros meses do ano e destacou o equilíbrio nas despesas do Estado

Josué de Oliveira

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Martins Altoé, esteve na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira para prestar contas das finanças do Governo nos seis primeiros meses do ano.

Em sua fala, ele afirmou que de janeiro a agosto de 2021, o Espírito Santo teve um aumento de arrecadação de 6,9% – com variação real (descontada a inflação) – em comparação ao mesmo período de 2020.

Durante a sessão, ele apresentou ainda dados que mostram que as receitas tributárias totais do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cresceram 19,1%.

Já o ICMS do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap) aumentou, no mesmo período, em 24,1%.

Houve acréscimo também de 37,9% na arrecadação com royalties de petróleo. “Os dados são extremamente positivos, mas ainda assim temos de tratá-los com um pouco de cautela. É importante destacar que a gente passa por um período inflacionário bastante preocupante”, observou o titular da pasta.

Segundo o secretário, a maior redução dos gastos aconteceu nas despesas gerais de pessoal, que representou, nos primeiros oito meses, uma diminuição em 6,7%.

Mas os gastos gerais aumentaram na Secretaria de Saúde (Sesa) em 6,9% e na Secretaria de Educação (Sedu) em 30,9%. Na pasta da Segurança (Sesp) houve queda de 0,4%.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade