20 C
Vitória
sexta-feira, 23 abril, 2021

Sebrae orienta empresários capixabas durante restrições no comércio

Com a fase vermelha da Covid-19 no Espírito Santo, as medidas restritivas aos serviços não essenciais foram novamente aplicadas em todo território capixaba

O momento é delicado para a saúde, e também para a economia capixaba que é movimentada por mais de 360 mil micro e pequenas empresas.

Sem poder abrir os comércios neste período, os empreendedores enfrentam muitas dificuldades para realizar vendas e manter seu faturamento. A fim de minimizar os reflexos dessas restrições, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresenta protocolos com orientações e boas práticas para os empreendedores manterem sua clientela de forma criativa e segura. Os documentos podem ser acessados em https://www.sebrae.com.br/cuidados.

“É importante que, nesse momento, as medidas restritivas sejam respeitadas e isso também significa a adoção de novas posturas do empreendedor e do consumidor. Os cuidados para prevenção da Covid-19, evitando aglomerações, utilizando máscara e álcool em gel devem ser ainda mais intensificados. Como alternativa de venda, os estabelecimentos podem optar pelo delivery e abusar das redes sociais para divulgação de produtos e serviços”, destaca o analista do Sebrae/ES, Rafael Botelho.

Confira as sugestões do Sebrae/ES para gerar interação com o consumidor e renda para o negócio.

Vale-compras

Muitos estabelecimentos têm apostado no vale-compras como alternativa de venda e garantia de recursos nesse período de restrição. Funciona da seguinte forma: clientes compram o vale que dá direito a uso de determinado serviço ou produto e podem usá-lo quando as atividades presenciais forem permitidas novamente. Além do valor pago pelo cliente, o estabelecimento ainda pode oferecer um brinde, definido previamente, o que ajuda na fidelização do cliente.

Presença digital

Em tempos de pandemia, a internet é o melhor lugar para se estar. Longe de aglomerações, o espaço permite que a sua marca seja vista por todos. Defina um plano de ação e trabalhe em cima dele para que a sua presença digital se converta em vendas.

Parcerias

O momento é propício para efetuar parcerias. Se você tem uma boa ideia, compartilhe com um empreendedor parceiro e façam promoções conjuntas. Os clientes também podem ser parceiros nesse período e permutas podem ser uma boa opção nesse caso.

Entretenimento

Seguindo a linha das parcerias, é possível promover entretenimento nesse período. As lives ganharam muito espaço durante a primeira onda do coronavírus no Brasil e ajudaram muitos empreendedores a se manterem com doações e a ajudarem outras pessoas. Que tal repetir esse movimento?

*Com informações da Agência Sebrae

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade