29.3 C
Vitória
terça-feira, 14 julho, 2020

Xô bafinho! Fique de olho na saúde bucal do seu pet!

Leia Também

Bares, restaurantes funcionam com horário diferenciado

Renato Casagrande fez o comunicado e explicou que os horários foram alterados, conforme a matriz de risco definida pelo governo estadual.

Gilmar Mendes diz não ter atingido honra das Forças Armadas

Ministro do STF divulgou nota na manhã desta terça-feira. Confira! O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (14) que respeita as...

Presidente do Comitê de Tóquio 2021 prevê versão reduzida do evento

“A prioridade é estar seguro”, diz Yasuhiro Yamashita. Saiba mais! Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados pra 2021, provavelmente serão uma versão reduzida...

Algumas características deles são bem semelhantes à dos humanos. Inclusive com relação aos cuidados com a higiene bucal

Muitos problemas bucais podem ser evitados com uma boa escovação, não é? Mas não se esqueça que seu bichinho de estimação precisa dos mesmos cuidados. Por isso, o ideal é acostumá-los desde filhotes.

A veterinária Manoela Pimentel afirma que isso não é difícil, só é preciso ter um pouco de paciência. “A escovação tem que ser feita com uma escova de dente própria para pets, já que têm cerdas mais suaves e especialmente anguladas. Apesar do foco ser a saúde dos peludos, a ideia também é tornar o momento divertido, tanto para ele quanto para o dono. Após um bom comportamento durante o processo, é importante recompensar o animal com um carinho, um passeio ou até um petisco”, comentou.

E não fique com medo de machucar seu pet. Existe uma forma para escovar os dentinhos deles, Segundo a veterinária, para os cães de porte pequeno e os gatos, as chamadas escovas de dedo funcionam bem.

“No caso de cachorros, é interessante começar o trabalho com uma gaze embrulhada no dedo e ir massageando a gengiva. Quando ele estiver acostumado, é só trocar a gaze pela escova e pastas apropriadas. O ideal é fazer pequenas circunferências, abrangendo as extremidades da boca de cima a baixo em cada lado”, orientou Manoela.

Você sabia que assim evita até doenças internas, como uma inflamação gengival? Manoela Pimentel observa que a falta escovação pode deixar seu peludo doente. “Com a escovação, as chances de inflamação gengival é reduzida, impossibilitando sua retração e a perda dentária. Além de prejudicar gengivas e dentes, há o risco das bactérias seguirem para a corrente sanguínea e contaminarem órgãos vitais, como coração, rins e fígado. Isso provocaria doenças e comprometeria a saúde dos animais”, disse.

Mesmo com escovação diária, pode haver acúmulo de tártaro em locais de difícil acesso da escova ou dedeira e, por isso, uma visita à um veterinário especializado, para que o mesmo realize a profilaxia periódica, é fundamental.

Conheça os aliados da higiene bucal do seu bichinho:

– Spray antisséptico: ajuda a prevenir e trata de infecções, além de combater o mau hálito. Precisa ter cuidado ao utilizar, já que pode assustar alguns pets.

– Petiscos antitártaro: estão no topo da lista dos mais atrativos para os cachorros e costumam não ter contraindicação. Combatem o tártaro, por meio da ação mecânica, mas não são tão eficazes como outros produtos.

– Brinquedos antitártaro: como todo brinquedo, é difícil um peludinho não se animar escovar os dentes assim. Trabalham de forma semelhante aos petiscos, limpando mecanicamente. Costumam ser ideais para os pets jovens e com muita energia.

– Solução bucal: essa alternativa é extremamente prática. Basta misturar a solução na água do cachorro, para que o produto possa agir, enquanto o pet se hidrata.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Chefe ou líder? O que você é?

Entende-se que uma das características mais importantes de um líder é desenvolver uma equipe que seja capaz de funcionar sem ele

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Vida Capixaba

Bares, restaurantes funcionam com horário diferenciado

Renato Casagrande fez o comunicado e explicou que os horários foram alterados, conforme a matriz de risco definida pelo governo estadual.

INSS começa teste de prova de vida digital com 550 mil beneficiários

Num primeiro momento, o mecanismo será feito por meio de reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular, para quem já tem carteira de motorista ou título de eleitor digital.

Desafios do mercado audiovisual será tema de live

No bate-papo virtual também vão estar em pauta os desafios do mercado audiovisual e a experiência de Abel Santana no mundo das artes.

Saque emergencial FGTS liberado para os nascidos em março. Como sacar?

O valor do saque é de até R$ 1.045, considerando a soma de todas as contas do FGTS do trabalhador. Nesta etapa, poderão ser pagos até R$ 3,3 bilhões. 
Continua após publicidade