23.3 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Dicas para manter o intestino saudável e evitar doenças

Dores abdominais, episódios de diarreia e até mesmo a perda de peso são alguns dos sintomas relacionados com as doenças inflamatórias intestinais

Por Júnior Batista

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 40.990 novos casos de câncer de intestino sejam registrados em 2020. Para evitar esse e outros problemas intestinais é fundamental manter um estilo de vida saudável, evitando o consumo de determinados alimentos e acrescentando alguns ingredientes no dia a dia.

- Continua após a publicidade -

Dores abdominais, episódios de diarreia e até mesmo a perda de peso são alguns dos sintomas relacionados com as doenças inflamatórias intestinais. Caso os sintomas apareçam, é muito importante consultar um médico especializado para a realização dos exames necessários, a identificação do problema e, assim, a indicação do melhor tratamento.

Dicas

A prevenção é importante arma contra os problemas intestinas. Manter uma alimentação equilibrada pode evitar a surgimento dos problemas. O primeiro passo é manter uma rotina alimentar. Por isso, não pule as refeições. Café da manhã, almoço e jantar precisam fazer parte das suas prioridades.

Mas isso não significa comer qualquer coisa. É muito importante consumir alimentos ricos em fibra para garantir o bom funcionamento do intestino. Verduras, frutas, legumes e cereais estão na lista. A hidratação também ajuda em todo esse processo.

Além de incluir determinados ingredientes, é fundamental eliminar outros, como carnes muito gordurosas. É importante ainda restringir o consumo de determinados condimentos, como molhos, conservas e pimenta.

A prática regular de atividade física também é necessária para garantir o bom funcionamento do intestino. Caminhar diariamente já faz grande diferença

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA