O município de Santa Teresa, maior produtor de uva e vinho no Estado, ganhará um novo investimento. Trata-se da instalação de uma usina para produção de suco de uva. O custo total do projeto será de, aproximadamente, R$ 50 mil. O projeto é assegurado pela Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e administrado pela Associação dos Produtores de Uva e Vinho Teresense (Apruvit).
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Jorge Natalli, a unidade de processamento de suco deve ficar numa área anexa ao Parque de Exposições, no bairro Dois Pinheiros, na sede municipal. “Somaremos forças para favorecer o pequeno produtor ao agregar valor à sua produção, reduzindo a venda da fruta in natura e, ao mesmo tempo, posicionar a usina num local que também favorece a visitação turística com a criação de uma loja no local”, analisou.
A usina deverá entrar em operação no segundo semestre deste ano. Nesta primeira etapa, a unidade terá capacidade para produzir 2,2 mil litros de suco por dia, numa área construída de 225 metros quadrados. A ideia é evoluir o projeto também para uma vinícola, para a produção de vinho.