20.6 C
Vitória
quinta-feira, 4 junho, 2020

Santa Leopoldina, a primeira colônia capixaba

Leia Também

Mais de 16 mil casos confirmados do novo coronavírus no ES

Chegou a 16.121 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Espírito Santo, segundo o “Painel Covid”.

Campanha incentiva consumo de vestuário no Espírito Santo

A indústria têxtil sempre foi representativa na economia capixaba. Por isso, a campanha “Moda Capixaba: Eu apoio. Eu compro. Eu uso." incentiva as marcas locais e o consumidor a valorizá-la.

Empresas deverão investir em tecnologia no pós-pandemia

A tendência, contudo, veio para ficar, e agora que já se provou mais do que necessária, a tecnologia é o grande foco de investimento das empresas, para o momento atual e o futuro.

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 

Belas cachoeiras e rios, diversidade de fauna e floras, riqueza cultural e um povo hospitaleiro são qualidades que tornam Santa Leopoldina um recanto único.

Localizado na região serrana do Espírito Santo e a apenas 47 quilômetros da capital capixaba, o município é um convite irrecusável a quem busca, em um mesmo passeio, contemplar belezas naturais, recarregar as energias e conhecer um pouco mais da história de nossos imigrantes e das heranças que deixaram e sobrevivem até hoje.

Santa Leopoldina é uma das primeiras colônias do Estado. O lugar, escolhido pelo imperador Dom Pedro II para iniciar sua viagem pelo Espírito Santo, foi inicialmente formado por alemães, suíços e tiroleses. Os atrativos naturais são mesmo o ponto forte. Há cinco rotas turísticas: Circuito das Cachoeiras, Circuito dos Cemitérios, Rampa de Voo Livre, Circuito Gastronômico e Circuito Colônia Tirol.

As muitas cachoeiras que embelezam o município – um dos principais motivos para que a cidade seja lembrada sempre com muito carinho pelos visitantes – são encontradas em meio às trilhas ou em parques e sítios de fácil acesso. As duas quedas mais conhecidas são a Cachoeira da Fumaça e o Véu de Noiva, presentes em milhares de registros fotográficos nas redes sociais.

Cachoeira-do-Moxafongo
Cachoeira do Moxafongo

Cachoeiras

O Espírito Santo possui muitas quedas-d’água, e Santa Leopoldina abriga 40 delas, o que fez a cidade ganhar o carinhoso apelido de “Filha do Sol e das Águas”. Então, se você está procurando um refúgio natural, este é um destino certo. O Parque Ribeirão dos Pardos abriga uma das mais famosas, a Cachoeira da Fumaça, com 144 metros de altura.

O local abriga ainda piscinas naturais e trilhas ecológicas e oferece passeios em meio à vegetação nativa da Mata Atlântica. A entrada é gratuita; não é necessário agendar visita.

Outro lugar incrível é o Eco Parque Cachoeira Moxafongo, a apenas 1 km da sede, que também possui piscinas naturais. Ótima dica para um passeio em família. Inclusive, no local são oferecidos serviço de bar e self-service.

Há ainda as cachoeiras Véu da Noiva, da Holanda, do Recanto, do Retiro, Meia Légua, Rio do Meio, Recanto da Família Gonorind, Sítio Tio André (Fazenda Fumaça) e das Andorinhas.

História

Outro ponto turístico muito famoso é o Museu do Colono, onde antigamente ficava o Casarão dos Holzmeister. O imóvel traz características do fim do século XIX e início do século 20. Possui acervo com aproximadamente 600 peças, com destaque para mobílias, instrumentos musicais, opalinas, relógios antigos, pinturas e porcelanas, entre outros. O museu foi criado pelo governo do Estado e organizado por Luiz Holzmeister, que fez questão de manter lembranças da família e da imigração por todas as partes, inclusive na decoração.

SANTA-LEOPOLDINAHomenagem aos imigrantes

Os primeiros colonizadores foram homenageados com o Monumento ao Imigrante, localizado na sede do município. Projeto do arquiteto Hélio Viana, tem no topo uma cruz de cimento armado – emblema que encorajou os imigrantes a enfrentarem situações difíceis.

 

Veja a Cidade de Santa Leopoldina

Religião

Também na sede do município está a Igreja Matriz Sagrada Família, construída em 1911. De lá é possível ver o traçado do Sítio Histórico da Sede e parte do Rio Santa Maria, que corta a cidade ao meio.

 Porto de Cachoeiro

Abaixo do antigo depósito de café, bem à beira do Rio Santa Maria da Vitória, está o Porto de Cachoeiro, local onde costumavam se encontrar canoeiros e tropeiros, responsáveis por trazer as mercadorias em seus cavalos e guardá-las nos armazéns. Eles ajudavam os canoeiros jogando as sacas de café nas canoas, único meio de transporte à época, com o auxílio de um escorregador. Toda a produção era levada para a capital do Estado. Nos armazéns também eram recebidas as mercadorias que vinham de fora.

IGREJA-MATRIZ
Igreja Matriz

Rampa de Voo Livre

Ótimo local tanto para quem quer praticar esportes radicais quanto para quem deseja apenas passear, a rampa está situada no Sítio Boa Vista, também conhecido como Santa Lúcia.

É famosa por apresentar excelente condições para decolagem e pouso, em meio a uma bela vista. Lá há também opções de hospedagem, que oferecem toboágua e pesque e pague, entre muitas outras alternativas de lazer. Outro destaque da região é a estrutura para mountain bike, cavalgada, escalada e caminhadas ecológicas.

Circuito Colônia Tirol

Para conhecer um pouco mais sobre a história dos imigrantes da região, nada melhor que o Circuito Colônia Tirol, que destaca a comunidade fundada em 1857 por austríacos. É uma ótima dica para quem buscar um bom lugar para relaxar. Lá são preservados os costumes, as tradições e o idioma dos descendentes, que vivem do ecoturismo. Além de um cenário de matas, cachoeiras e rios preservados, há diversos pontos turísticos, a Capela São Martinho, a Pousada Gasthof Tirol, a Igreja Católica do Tirol e a Casa Paroquial. Em meio a trilhas ecológicas e passeios a cavalo, você encontra ainda a Gruta Nossa Senhora de Lurdes e o Vale das Cachoeiras, também conhecido como Pousada Ecológica do Tirol.

Circuito dos Cemitérios

O local é tratado pelos moradores como um museu a céu aberto. São túmulos e esculturas de pessoas que fizeram parte da história da cidade. O túmulo mais visitado é o de José de Anchieta Fontana, jogador de futebol brasileiro que venceu a Copa do Mundo em 1970.


Como chegar

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Campanha incentiva consumo de vestuário no Espírito Santo

A indústria têxtil sempre foi representativa na economia capixaba. Por isso, a campanha “Moda Capixaba: Eu apoio. Eu compro. Eu uso." incentiva as marcas locais e o consumidor a valorizá-la.

Empresas deverão investir em tecnologia no pós-pandemia

A tendência, contudo, veio para ficar, e agora que já se provou mais do que necessária, a tecnologia é o grande foco de investimento das empresas, para o momento atual e o futuro.

Vendas no varejo registram queda em abril

Essa foi considerada a maior retração desde o início da série histórica iniciada em 2001. A maior queda havia sido em janeiro de 2002, quando as vendas do varejo reduziram 16,5%.

Comissão Europeia avança para disponibilizar € 11,5 bi para recuperação da crise

Comissário da UE encarregado do Orçamento, Johannes Hahn enfatizou a necessidade de que o dinheiro chegue logo às empresas e às pessoas, ainda neste ano.

Vida Capixaba

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).
Continua após publicidade