21.4 C
Vitória
sábado, 28 março, 2020

Samarco, Prefeitura de Anchieta e comunidades de Ubu e Goembê inauguram centros comunitários

Leia Também

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Coronavírus: Brasil tem 92 mortes e 3,4 mil casos confirmados

Em comparação com o início da semana, quando eram 25 óbitos, o número multiplicou por 3,68 vezes. Número de mortes é 18% maior com relação a ontem.

Índices da China encerram semana com expectativas de mais estímulo

Os índices acionários da China encerraram a semana em alta. O CSI300, fechou a semana, com alta de 1,6%, encerrando duas semanas de perdas.

Deputados estaduais aprovam medidas para combater pandemia

Em sessão virtual, deputados aprovaram o pacote de medidas encaminhado pelo governo do Estado para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus.

A Samarco Mineração, em parceria com as Associações de Moradores de Ubu e Goembê e a Prefeitura Municipal de Anchieta, inaugura, no dia 17 de agosto, a partir das 17h, a construção do Centro Comunitário de Goembê e a reforma e ampliação do Centro Comunitário de Ubu. O prefeito de Anchieta, Edival Petri, autoridades políticas, representantes das comunidades e da Samarco Mineração estarão presentes nas cerimônias.

Os espaços atenderão cerca de 1,2 mil moradores, que agora contam com um local para realizar reuniões, palestras, cursos, entre outros eventos sociais. Para a construção e reforma dos centros comunitários, a Samarco priorizou a mão de obra local. Foram contratados 30 trabalhadores, sendo 20 deles moradores de Ubu e 10 de Goembê, que exerceram um importante papel nas obras, como pedreiros, carpinteiros e auxiliares. Faz parte dos princípios da empresa o envolvimento constante com a comunidade e a contratação prioritária de mão de obra local, com o intuito de gerar oportunidades e empregabilidade na região.

Em Ubu, foi realizada a reforma do Centro Comunitário, que contou com a construção de mais um pavimento, composto por duas salas amplas. Foram realizadas também reformas gerais nas salas do primeiro pavimento, copa, cozinha e banheiros, com trocas de esquadrias, telhado, piso, rede elétrica e instalações hidrossanitárias. Já em Goembê, a comunidade ganhou uma área construída, de aproximadamente 200 metros quadrados, composta por sala de reuniões, biblioteca, salão multiuso, sanitários e cozinha. As obras duraram oito meses.

Para o presidente da Associação de Moradores de Ubu, Willis Rosa de Almeida, a reforma superou as expectativas da comunidade. “A partir de agora, teremos um local para nos reunirmos e realizarmos palestras. Com a inauguração do espaço, começaremos a oferecer, a partir do próximo mês, a academia popular, também com aulas de capoeira e caratê, que faz parte do projeto M.E.S.C.L.A. Comunitária (Movimento, Esporte, Saúde, Cultura, Lazer e Arte)”, comenta. A implantação da academia na comunidade de Ubu foi um dos projetos selecionados pela Política de Investimento Social para receber patrocínio da Samarco em 2011 (saiba mais pelo site www.samarco.com).

O presidente da Associação de Moradores de Goembê, Reginaldo Freire Simões, também tem muitos planos para o centro comunitário local. “Temos a intenção de trazer palestras e cursos sobre cooperativismo, para beneficiar as mais de 110 famílias da nossa comunidade. Além disso, vamos utilizar o espaço como apoio para a escola do bairro, que ainda não está pronta”, explica.

A realização das obras sociais foi resultado de um convênio assinado, em agosto do ano passado, entre a Samarco e a Prefeitura Municipal de Anchieta, com apoio de lideranças locais e representantes do Fórum de Acompanhamento das Licenças Ambientais da Samarco (FALAS).

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Inflação oficial registra taxa de 0,02% na prévia de março

Índice que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março deste ano. Este é o menor resultado para o IPCA-15 desde o início de 1994.

Novas medidas de funcionamento para supermercados

Novas medidas orientam o funcionamento de supermercados para conter a contaminação do coronavírus. Horário especial para grupo de risco é uma delas.

Vida Capixaba

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização

Cursos online gratuitos durante o isolamento social. Veja!

A Universidade Vila Velha (UVV) preparou dez cursos rápidos, online e gratuitos, para auxiliar o aprendizado de quem quer se manter qualificado

Bares e restaurantes funcionam com horário restrito

A decisão garante o cumprimento por meio do decreto estadual 4.606-R que disciplina o funcionamento dos restaurantes durante a pandemia da Covid-19.
Continua após publicidade