21.8 C
Vitória
terça-feira, 26 maio, 2020

Samarco, Prefeitura de Anchieta e comunidades de Ubu e Goembê inauguram centros comunitários

Leia Também

Espírito Santo registra mais de 10 mil infectados pelo novo coronavírus

Segundo o “Painel Covid”, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), destes 5.167 já estão curados.

Associação das academias não reconhece normas para reabertura no Estado

Por meio de nota, a Associação das Academias de Ginástica do Estado (Acages) disse que "não reconhece" a divulgação das novas normas.

Secretários de Saúde apontam diretrizes adotadas pelo ES no enfrentamento à Covid-19

O distanciamento social é uma das medidas fortemente defendidas pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e pelo subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Prefeitura de Vila Velha lança site com vagas de emprego

A página “Trabalha Vila Velha”, que estará disponível no portal da Prefeitura de Vila Velha, é uma ferramenta fundamental neste momento de crise econômica provocada pelo novo coronavírus.

A Samarco Mineração, em parceria com as Associações de Moradores de Ubu e Goembê e a Prefeitura Municipal de Anchieta, inaugura, no dia 17 de agosto, a partir das 17h, a construção do Centro Comunitário de Goembê e a reforma e ampliação do Centro Comunitário de Ubu. O prefeito de Anchieta, Edival Petri, autoridades políticas, representantes das comunidades e da Samarco Mineração estarão presentes nas cerimônias.

Os espaços atenderão cerca de 1,2 mil moradores, que agora contam com um local para realizar reuniões, palestras, cursos, entre outros eventos sociais. Para a construção e reforma dos centros comunitários, a Samarco priorizou a mão de obra local. Foram contratados 30 trabalhadores, sendo 20 deles moradores de Ubu e 10 de Goembê, que exerceram um importante papel nas obras, como pedreiros, carpinteiros e auxiliares. Faz parte dos princípios da empresa o envolvimento constante com a comunidade e a contratação prioritária de mão de obra local, com o intuito de gerar oportunidades e empregabilidade na região.

Em Ubu, foi realizada a reforma do Centro Comunitário, que contou com a construção de mais um pavimento, composto por duas salas amplas. Foram realizadas também reformas gerais nas salas do primeiro pavimento, copa, cozinha e banheiros, com trocas de esquadrias, telhado, piso, rede elétrica e instalações hidrossanitárias. Já em Goembê, a comunidade ganhou uma área construída, de aproximadamente 200 metros quadrados, composta por sala de reuniões, biblioteca, salão multiuso, sanitários e cozinha. As obras duraram oito meses.

Para o presidente da Associação de Moradores de Ubu, Willis Rosa de Almeida, a reforma superou as expectativas da comunidade. “A partir de agora, teremos um local para nos reunirmos e realizarmos palestras. Com a inauguração do espaço, começaremos a oferecer, a partir do próximo mês, a academia popular, também com aulas de capoeira e caratê, que faz parte do projeto M.E.S.C.L.A. Comunitária (Movimento, Esporte, Saúde, Cultura, Lazer e Arte)”, comenta. A implantação da academia na comunidade de Ubu foi um dos projetos selecionados pela Política de Investimento Social para receber patrocínio da Samarco em 2011 (saiba mais pelo site www.samarco.com).

O presidente da Associação de Moradores de Goembê, Reginaldo Freire Simões, também tem muitos planos para o centro comunitário local. “Temos a intenção de trazer palestras e cursos sobre cooperativismo, para beneficiar as mais de 110 famílias da nossa comunidade. Além disso, vamos utilizar o espaço como apoio para a escola do bairro, que ainda não está pronta”, explica.

A realização das obras sociais foi resultado de um convênio assinado, em agosto do ano passado, entre a Samarco e a Prefeitura Municipal de Anchieta, com apoio de lideranças locais e representantes do Fórum de Acompanhamento das Licenças Ambientais da Samarco (FALAS).

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Com crise, mercado financeiro projeta rombo fiscal recorde este ano

Dados divulgados nesta segunda-feira, 25, pelo Banco Central mostram que a expectativa de déficit primário do setor público para o ano subiu de 7,80% para 8,00% do Produto Interno Bruto (PIB).

Bolsonaro sanciona Nova Embratur e veta incentivos fiscais para setor do turismo

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria a "Nova Embratur", com vetos a incentivos fiscais voltados para o setor do turismo.

Projeção do PIB de 2020 passa de -5,12% para -5,89%, aponta Focus

No Focus divulgado nesta segunda-feira, 25, a projeção para a produção industrial de 2020 seguiu em baixa de 3,68%. Há um mês, estava em baixa de 2,35%

Na pandemia, consumidores priorizam pagamento de despesas básicas, diz pesquisa

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus tem feito consumidores brasileiros priorizarem o pagamento das despesas domésticas mais básicas.

Vida Capixaba

Robô virtual de Vila Velha oferta cursos gratuitos pelo Whatsapp

O primeiro curso divulgado é o “Empreenda Vila Velha Digital”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

Medidas de distanciamento social podem durar até 2022, segundo pesquisa

De acordo com a pesquisa, caso não haja alguma vacina ou um tratamento aprimorado até 2022, medidas de distanciamento social prolongadas ou intercaladas deverão ser tomadas.

Nova avenida Vitória: 75% das obras estão concluídas

As obras começaram há sete meses e contempla a reabilitação e reurbanização da malha viária, além da implantação de ciclovia e trabalho de microdrenagem.

Prefeitura da Serra reduzirá salários de prefeito e secretários durante a pandemia

A intenção é que seja reduzido na folha de pagamento 30% dos salários do prefeito Audifax Barcelos e da vice-prefeita Marcia Lamas, e 10% dos salários dos secretários.
Continua após publicidade