24.9 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Samarco, Prefeitura de Anchieta e comunidades de Ubu e Goembê inauguram centros comunitários

Samarco, Prefeitura de Anchieta e comunidades de Ubu e Goembê inauguram centros comunitáriosA Samarco Mineração, em parceria com as Associações de Moradores de Ubu e Goembê e a Prefeitura Municipal de Anchieta, inaugura, no dia 17 de agosto, a partir das 17h, a construção do Centro Comunitário de Goembê e a reforma e ampliação do Centro Comunitário de Ubu. O prefeito de Anchieta, Edival Petri, autoridades políticas, representantes das comunidades e da Samarco Mineração estarão presentes nas cerimônias.

Os espaços atenderão cerca de 1,2 mil moradores, que agora contam com um local para realizar reuniões, palestras, cursos, entre outros eventos sociais. Para a construção e reforma dos centros comunitários, a Samarco priorizou a mão de obra local. Foram contratados 30 trabalhadores, sendo 20 deles moradores de Ubu e 10 de Goembê, que exerceram um importante papel nas obras, como pedreiros, carpinteiros e auxiliares. Faz parte dos princípios da empresa o envolvimento constante com a comunidade e a contratação prioritária de mão de obra local, com o intuito de gerar oportunidades e empregabilidade na região.

Em Ubu, foi realizada a reforma do Centro Comunitário, que contou com a construção de mais um pavimento, composto por duas salas amplas. Foram realizadas também reformas gerais nas salas do primeiro pavimento, copa, cozinha e banheiros, com trocas de esquadrias, telhado, piso, rede elétrica e instalações hidrossanitárias. Já em Goembê, a comunidade ganhou uma área construída, de aproximadamente 200 metros quadrados, composta por sala de reuniões, biblioteca, salão multiuso, sanitários e cozinha. As obras duraram oito meses.

- Continua após a publicidade -

Para o presidente da Associação de Moradores de Ubu, Willis Rosa de Almeida, a reforma superou as expectativas da comunidade. “A partir de agora, teremos um local para nos reunirmos e realizarmos palestras. Com a inauguração do espaço, começaremos a oferecer, a partir do próximo mês, a academia popular, também com aulas de capoeira e caratê, que faz parte do projeto M.E.S.C.L.A. Comunitária (Movimento, Esporte, Saúde, Cultura, Lazer e Arte)”, comenta. A implantação da academia na comunidade de Ubu foi um dos projetos selecionados pela Política de Investimento Social para receber patrocínio da Samarco em 2011 (saiba mais pelo site www.samarco.com).

O presidente da Associação de Moradores de Goembê, Reginaldo Freire Simões, também tem muitos planos para o centro comunitário local. “Temos a intenção de trazer palestras e cursos sobre cooperativismo, para beneficiar as mais de 110 famílias da nossa comunidade. Além disso, vamos utilizar o espaço como apoio para a escola do bairro, que ainda não está pronta”, explica.

A realização das obras sociais foi resultado de um convênio assinado, em agosto do ano passado, entre a Samarco e a Prefeitura Municipal de Anchieta, com apoio de lideranças locais e representantes do Fórum de Acompanhamento das Licenças Ambientais da Samarco (FALAS).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA