23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Samarco inicia as obras do Projeto Quarta Pelotização

Samarco inicia as obras do Projeto Quarta PelotizaçãoNesta quarta-feira (25), a Samarco Mineração iniciou as obras do Projeto Quarta Pelotização, com o lançamento da pedra fundamental na Unidade Industrial de Ubu, em Anchieta. O evento contou com o lacre de uma caixa com dados atuais da empresa e da sociedade, com previsão de abertura para quando a Samarco alcançar o marco de 1 bilhão de pelotas de minério de ferro embarcadas. A previsão é de que as obras do Projeto Quarta Pelotização estejam finalizadas em 33 meses.

Estiveram reunidos no lançamento o governador do Estado, Renato Casagrande; o vice-governador, Givaldo Vieira, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Rodrigo Chamoun; prefeitos da região, entre outras autoridades e representantes de entidades do Estado.

- Continua após a publicidade -

Para o governador Renato Casagrande, a obra representa um grande passo para o Estado. “Esse é um investimento grande e muito importante. Essa obra vai ajudar a estabilizar a economia do estado do Espírito Santo. E também é fundamental fazermos um debate com a sociedade, para mostrar que o estado está cumprindo a sua tarefa e está conseguindo realizar ações com empresas privadas que ajudam no crescimento do Estado”, afirma o governador.

Investimento

O Projeto Quarta Pelotização receberá investimentos da ordem de R$ 5 bilhões e elevará a capacidade de produção de pelotas de minério de ferro das atuais 22,2 milhões de ton/ano para 30,5 milhões de ton/ano, um crescimento de 37%. O projeto também inclui um terceiro mineroduto, que será construído paralelamente aos outros dois. Com 400 quilômetros de extensão, ele passará por 25 municípios mineiros e capixabas e terá a capacidade para transportar 20 milhões de ton/ano.

Durante as obras do projeto, serão criados no Espírito Santo, na Unidade Ubu, cerca de 4.800 postos temporário de trabalho. Segundo o diretor-presidente da Samarco, Tadeu de Moraes, faz parte das práticas da Samarco dar prioridade à contratação de mão-de-obra local, visando a promover o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua. “Nós temos políticas para isso, e além de políticas, temos esse compromisso com o estado. Agora, no início das obras a maioria dos empregos disponíveis será para os moradores da região e, para isso, a Samarco está realizando um programa de desenvolvimento e qualificação das pessoas para trabalharem aqui”, conta.

Para a prefeita interina de Anchieta, Paula Louzada, o novo empreendimento da Samarco representa um ganho muito grande para o Espírito Santo e para os municípios da região. “Levamos em conta que a Samarco é uma empresa com responsabilidade social e questões ambientais. Essa obra trará desenvolvimento econômico, nova geração de emprego e novos serviços, o que projeta nosso estado no cenário Nacional”, afirma.

Pela primeira vez, a Samarco vai promover a carbo-neutralização das emissões de gases de efeito estufa que ocorrerão em função da implantação do Projeto Quarta Pelotização. Ao longo dos três anos da instalação do projeto, serão investidos cerca de R$ 1,7 milhão na carbo-neutralização de aproximadamente 152 mil toneladas de CO2eq.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA