O senador Fabiano Contarato (Rede) apareceu em terceiro colocado no ranking. Mais atrás vem Marcos Do Val (Podemos) está em 62º lugar
A senadora Rose de Freitas (MDB) apareceu no topo do ranking entre os senadores que mais apresentam propostas voltadas para o direitos das mulheres no Congresso. A avaliação foi feita pelo projeto “Elas no Congresso”, desenvolvido pelo Instituto Azmina.
O levantamento leva em consideração os parlamentares que que apresentaram proposta positivas e negativas que influenciam diretamente no direito das mulheres.
O senador Fabiano Contarato (Rede) apareceu em terceiro colocado no ranking. Mais atrás vem Marcos Do Val (Podemos) está em 62º lugar.
De acordo com o levantamento, Rose tem 15 propostas positivas e seis desfavoráveis ao público feminino. Ainda segundo os dados, Contarato tem oito favoráveis e apenas uma contra à causa das mulheres.
Entre as principais propostas de Rose está a PEC 176/2019 que altera o Ato das Disposições Constitucionais e Transitórias para dispor sobre a licença-maternidade compartilhada.
Pelo Instituto, a única iniciativa de Contarato que não é favorável às mulheres é a proposta que altera a lei Maria da Penha, para que os processos em que se apuram crimes praticados no contexto da violência doméstica e familiar contra a mulher corram em segredo de justiça.
Na Câmara, a deputada federal Soraya Manato (PSL) é a melhor colocada entre os parlamentares capixabas. No ranking ela aparece em 21º com 10 propostas favoráveis e uma desfavorável.