23.3 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Diabéticos e obesos… Quais os riscos do coronavírus nesses pacientes?

Além dos idosos, os portadores de doenças crônicas são mais suscetíveis ao novo coronavírus. Saiba mais!

A cada dia a quantidade de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) cresce e no grupo de risco, além de idosos estão cidadãos com comorbidades, como diabetes e obesidade.

A médica endocrinologista Daniela Souza Alvarenga afirma que a obesidade é uma doença crônica causada por fatores genéticos e ambientais. “Quando a pessoa tem bons hábitos de vida, a doença pode não se manifestar. Mas se ela não se engaja em fazer exercícios físicos, cuidar da alimentação, entre outras coisas, a chance de ser acometido pela covid-19 é alta”, disse.

- Continua após a publicidade -

A médica reforça que o paciente obeso é considerado um paciente que vive em estado de inflamação crônica. As funções celulares dele são sempre prejudicadas, por isso quando infectado pelo novo coronavírus, o paciente fica ainda mais vulnerável.

“Em casos mais graves, ocorre uma tempestade de citocinas, que é a emissão de sinais entre as células durante o desencadeamento das respostas imunes, que leva à ativação de coagulações, causando fenômenos trombóticos. Hoje, sabemos que um dos maiores problemas da covid-19 é essa “tempestade”, que exercem a função de comunicação do sistema imunológico”, disse ela.

Daniela reforça que “uma vez esse vírus se instalando nos pulmões, ele causa um aspecto de vidro fosco, que é perceptível nas tomografias, por exemplo. Tudo isso prejudica o paciente e agrava ainda mais o seu quadro clínico”, explica Daniela.

Diabetes

Os diabéticos também são verdadeiros “alvos” da covid-19. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Espírito Santo (SBM-ES), Queulla Garret, dois fatores aumentam consideravelmente o risco.

diabetes
A diabetes é um processo inflamatório que causa baixa imunidade. – Foto: Reprodução

“O diabetes causa um aumento da glicose, por isso gera uma inflamação crônica. Por isso, o paciente apresenta um quadro de inflamação ativa. O segundo fator é que o sistema imunológico do paciente não é competente. Desta forma, ele acaba não combatendo o vírus como deveria”, explicou Queulla.

Segundo ela, os pacientes que dizem estar com a diabetes “controlada” também devem ter os mesmos cuidados. “Os mais importante é manter os cuidados orientados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os pacientes com mais de 60 anos devem permanecer em isolamento, ter uma dieta controlada, pois é fundamental ter uma educação alimentar”, destaca.

Queulla reforça que não devem ingerir açúcar, reduzir os carboidratos e entender e ter a consciência alimentar, além de usar a medicação contínua.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA