21.5 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

Rio Benevente: a alma de Anchieta

Leia Também

Dicas de suplementos para quem busca imunidade, saúde mental e beleza corporal

Nem sempre conseguimos tudo isso sem uma orientação médica e só com a alimentação do dia a dia. Fique atento às dicas de especialistas!

Como usar e higienizar as máscaras caseiras? Atente-se às dicas!

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim desenvolveu um protocolo de uso e higienização das máscaras para quem os usa diariamente.

Musical “Tropicalinha” agita Diversão em Cena ArcelorMittal

A live contará a história que se passa no fictício Reino de Pindorama, governado por uma rainha autoritária e que proibia a música.

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

A natureza preservada e a história de sua colonização tornam o município destino obrigatório para quem quer conhecer mais sobre Espírito Santo

Anchieta é uma das mais localidades antigas do Brasil. E essa experiência secular garante à cidade uma vasta cultura presente em seu povo, em suas festas e em suas construções. O município possui 23 lindas praias e o famoso Rio Benevente, além de destacar-se pelo agroturismo e pelo turismo religioso.

A cultura e a fé são marcantes na região, onde acontecem festas durante todo o ano. O Santuário Nacional de São José de Anchieta, copadroeiro do Brasil, é um dos mais antigos patrimônios do país. Lá é   possível expressar a fé ao padre peregrino e propagar a história dos jesuítas e da colonização local.

A gastronomia da cidade é riquíssima, com tempero típico da área e muita criatividade. Há diversos restaurantes, tanto próximos às praias, como pelo interior. Anchieta também é destaque em artesanato. Mãos habilidosas produzem lindas peças, principalmente com conchas e ostras.

O turista terá várias opções, tanto nas lindas praias quanto na serra, onde conhecerá um pouco da vida no campo. A maioria das localidades rurais foi colonizada por italianos e lá se fabricam massas, biscoitos, cachaça e outras delícias.

Rio Benevente

Área de preservação permanente, o Rio Benevente é um manancial de planície e de águas tranquilas. Sua foz, em forma de estuário, é um viveiro rico em material orgânico adequado à proliferação de crustáceos. Possui vegetação típica de manguezais, compondo igarapés de beleza singular. Os rios Salinas e Árerá completam a bacia hidrográfica do município de Anchieta.

Por sua característica, é ideal para trafegar em barcos e caiaques. O passeio pelo Benevente começa pelo porto da colônia de pesca, no qual são oferecidas embarcações com fins turísticos, promovendo um atrativo inesquecível pelos manguezais. A viagem dura cerca de duas horas para que o visitante conheça a fauna, a flora e a história da região.

O manguezal de Anchieta é um dos mais preservados do Estado. Com vários barcos e guias à disposição, os passeios permitem observar as ilhas de mangue e as belas revoadas das garças.

Várias embarcações com fins turísticos, promovem um atrativo inesquecível pelos manguezais. – Foto: Reprodução

Conheça o Rio Benevente

O município de Anchieta é banhado pelo Rio Benevente, que nasce na Serra do Castelo, numa altitude de 1.200 metros, ao sul com Domingos Martins e Marechal Floriano e norte com Alfredo Chaves. Possui um curso de 70 quilômetros até desaguar no Oceano Atlântico. Também tem importância histórica, por ter sido a porta de entrada dos imigrantes que desembarcaram no porto de Anchieta e subiram o rio para se instalar nas montanhas.

As conhecidas ruínas jesuíticas ficam à margem esquerda do Rio Salinas, afluente do Benevente. Destacam-se pela imponência das formas das 32 colunas, pela harmonia de suas proporções e pelo conjunto de pilares, alguns redondos e outros quadrados. A construção foi feita em alvenaria de pedra, com argamassa em óleo de baleia e conchas.

Acredita-se que a estrutura era uma antiga salina clandestina ou uma igreja, numa área de aldeamento indígena onde os jesuítas desenvolveram a catequese. Trata-se de um sítio arqueológico de grande valor histórico e turístico.

Outros circuitos turísticos:

IMIGRANTES

Entrada no portal de Alto Pongal, às margens da BR-101. Roteiro rural, com diversas agroindústrias, projetos “Cama e Café” e restaurante típico rural.

PRAIAS

Roteiro com praias pouquíssimas visitadas e bucólicas e também com outras mais urbanizadas, além de destinos ecológicos – acesso é pela estrada de Inhaúma (Iriri-Anchieta). Passa pelas praias Santa Helena, de Inhaúma, do Balanço, Marvila e dos Coqueiros.

CAMINHOS DE ANCHIETA

Parte municipal da trilha que São José de Anchieta fazia nos seus deslocamentos até Vitória. É possível comprar artesanato e catar conchas. O roteiro abrange a antiga estrada Ponta dos Castelhanos, o mirante Castelhanos, as praias Boca da Baleia, de Castelhanos, da Guanabara, de Parati, de Ubu e do Além, as lagoas Azul e de Mãe-Bá e o projeto de preservação de tartarugas IPCMar.

As ruínas também podem ser visitadas. – Foto: Reprodução

CULTURA E FÉ

Roteiro religioso e cultural, destinado a locais ricos em detalhes, peças e artefatos artísticos e sacros do século XVI. Podem ser visitados o Santuário São Jose de Anchieta, o museu, o sítio arqueológico, a Igreja da Penha, as escadarias, o centro histórico, o centro cultural, o colégio Maria Mattos, a Casa da Cultura e o poço Coimbra.

VALE VIVER CORINDIBA

Roteiro rural, em um vale repleto de belezas naturais com restaurantes, hospedagem e agroindústrias. Entrada no portal de Jaqueira, às margens da BR-101. Ideal para degustar produtos caseiros e desfrutar de lindas paisagens.

CIRCUITO NÁUTICO

Contempla praias do balneário de Iriri, onde há empresas especializadas para mergulho náutico.

Leia Também:
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

ArcelorMittal Tubarão religará o segundo alto-forno neste mês

O equipamento, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa/ano, estava paralisado desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma de manutenção.

Vida Capixaba

Mães à beira de um ataque de nervos

Não há descanso para as mamães, em casa, durante a pandemia Por Letícia Vieira Patrícia achou estranho o silêncio repentino, fazia meses que aquilo não acontecia:...

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Tempo instável neste fim de semana no ES. Confira a previsão!

Uma frente fria se afasta lentamente em direção ao norte do Espírito Santo, mas o tempo permanece com muitas nuvens e poucas aberturas de sol na maior parte do Estado.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...
Continua após publicidade