25.4 C
Vitória
sexta-feira, 5 junho, 2020

Feriado chegando. É hora de fazer a revisão do carro!

Leia Também

Petrobras eleva preço do gás de cozinha nas refinarias

O aumento também está relacionando ao consumo do gás de cozinha durante a pandemia, já que o isolamento social tem levado às famílias a cozinharem mais em casa.

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Quem pretende viajar precisa revisar o carro para não passar por problemas na estrada

Feriado significa descanso, diversão e, para muitas pessoas, a oportunidade de aproveitar os dias de folga para colocar o pé na estrada. Quem pretende viajar de carro precisa tomar alguns cuidados para que o passeio não termine antes da hora. Por isso, é fundamental fazer a revisão do veículo.

“Geralmente, antes de viajar, os motoristas costumam verificar pneus, freios e óleo, mas deixam passar itens importantes, como os de segurança”, destaca o gerente de pós-venda da Kurumá no Estado, Marcelo Marques.

As revisões, no entanto, devem ir além do que os olhos alcançam, como ressalta o gerente. “Há itens que ficam ‘escondidos’ e não podem ser esquecidos, tais como filtro do ar-condicionado e a borracha do limpador de para-brisas, por exemplo. O correto é fazer revisão preventiva sempre. Nas concessionárias, indicamos a cada 10.000km ou 12 meses. Para alguns itens como alinhamento de direção, o ideal é a cada 5.000km ou pelo menos a cada seis meses. Assim, o motorista garante a segurança, evita transtorno, prejuízo, acidentes e multas”, afirma.

Os freios são importantes para o carro, mas outras áreas também precisam de atenção. – Foto: Reprodução

Já o supervisor de pós-vendas da Vitória Motors Mercedes-Benz, Danilo de Rezende, alerta que antes de qualquer revisão é preciso estar atento à documentação do veículo. “Antes de botar o pé na estrada, é preciso conferir se o IPVA, o licenciamento e o seguro obrigatório, por exemplo, estão em dia”, diz.

Outro ponto importante são os prazos das revisões periódicas. “Em uma viagem mais longa, não realizar essas manutenções e, consequentemente, ultrapassar os prazos estipulados pelo fabricante, pode acarretar em perda da garantia ou desgaste de itens por falta de conservação”, explica Danilo.

Confira algumas dicas dos especialistas:

– Verifique o alinhamento, o balanceamento e a calibragem dos pneus;

– Não esqueça o sistema de freios, garanta pastilhas em bom estado, nível adequado de  fluído e verifique se há algum vazamento;

– O nível do óleo abaixo do recomendado pode sobrecarregar motor. Aproveite e verifique também os fluidos da direção hidráulica, do radiador e do câmbio;

– Filtro do ar-condicionado sujo reduz o desempenho da refrigeração, piora a qualidade do ar que circula dentro do veículo e aumenta o gasto de combustível;

– Lâmpadas, faróis e lanternas são itens de segurança e muito verificados em blitz;

– A borracha do limpador de para-brisas só é lembrada quando está chovendo, mas além das chuvas, os insetos também sujam o para-brisa. Não se descuide.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inflação para famílias de baixa renda cai 0,30% em maio, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,81% no ano de 2020. Em 12 meses, o indicador acumulou avanço de 2,59% Por Daniela Amorim (AE)...

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Vida Capixaba

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.
Continua após publicidade