Feriado chegando. É hora de fazer a revisão do carro!

Foto: Reprodução

Quem pretende viajar precisa revisar o carro para não passar por problemas na estrada

Feriado significa descanso, diversão e, para muitas pessoas, a oportunidade de aproveitar os dias de folga para colocar o pé na estrada. Quem pretende viajar de carro precisa tomar alguns cuidados para que o passeio não termine antes da hora. Por isso, é fundamental fazer a revisão do veículo.

“Geralmente, antes de viajar, os motoristas costumam verificar pneus, freios e óleo, mas deixam passar itens importantes, como os de segurança”, destaca o gerente de pós-venda da Kurumá no Estado, Marcelo Marques.

As revisões, no entanto, devem ir além do que os olhos alcançam, como ressalta o gerente. “Há itens que ficam ‘escondidos’ e não podem ser esquecidos, tais como filtro do ar-condicionado e a borracha do limpador de para-brisas, por exemplo. O correto é fazer revisão preventiva sempre. Nas concessionárias, indicamos a cada 10.000km ou 12 meses. Para alguns itens como alinhamento de direção, o ideal é a cada 5.000km ou pelo menos a cada seis meses. Assim, o motorista garante a segurança, evita transtorno, prejuízo, acidentes e multas”, afirma.

Os freios são importantes para o carro, mas outras áreas também precisam de atenção. – Foto: Reprodução

Já o supervisor de pós-vendas da Vitória Motors Mercedes-Benz, Danilo de Rezende, alerta que antes de qualquer revisão é preciso estar atento à documentação do veículo. “Antes de botar o pé na estrada, é preciso conferir se o IPVA, o licenciamento e o seguro obrigatório, por exemplo, estão em dia”, diz.

Outro ponto importante são os prazos das revisões periódicas. “Em uma viagem mais longa, não realizar essas manutenções e, consequentemente, ultrapassar os prazos estipulados pelo fabricante, pode acarretar em perda da garantia ou desgaste de itens por falta de conservação”, explica Danilo.

Confira algumas dicas dos especialistas:

– Verifique o alinhamento, o balanceamento e a calibragem dos pneus;

– Não esqueça o sistema de freios, garanta pastilhas em bom estado, nível adequado de  fluído e verifique se há algum vazamento;

– O nível do óleo abaixo do recomendado pode sobrecarregar motor. Aproveite e verifique também os fluidos da direção hidráulica, do radiador e do câmbio;

– Filtro do ar-condicionado sujo reduz o desempenho da refrigeração, piora a qualidade do ar que circula dentro do veículo e aumenta o gasto de combustível;

– Lâmpadas, faróis e lanternas são itens de segurança e muito verificados em blitz;

– A borracha do limpador de para-brisas só é lembrada quando está chovendo, mas além das chuvas, os insetos também sujam o para-brisa. Não se descuide.

Conteúdo Publicitário