26.6 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Penúltima reunião do ano para definir Selic

O Copom realizará nova reunião nesta quarta-feira (30), quando anunciará a nova Selic

Nesta terça-feira (29), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realizará a penúltima reunião para definir a taxa básica de juros da economia (Selic), atualmente em 5,5% ao ano.

Desta forma, o valor será anunciado logo após. Entretanto, a última reunião deste ano será nos dias 10 e 11 de dezembro. Além disso, a previsão é que a Selic caia para 5% ao ano, e para 4,5% ao ano, em dezembro.

- Continua após a publicidade -

Desde as reuniões já foram realizados dois cortes na taxa: um em julho, que a reduziu em 0,5 ponto percentual para 6% ao ano. Em setembro, foi reduzida novamente em 0,5 ponto percentual.

“Muitos fatores podem nortear a próxima decisão do Copom: inflação corrente persistentemente baixa; expectativa de inflação futura também baixa e abaixo da meta; além da lenta recuperação da atividade econômica. Esses são os principais pontos que dão o respaldo ao cenário esperado”, disse o economista-chefe da Daycoval Asset Management, Rafael Cardoso.

Inflação

A taxa Selic é calculada para alcançar a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta deste ano é 4,25%, com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%. Já em 2020, a previsão também está abaixo da meta (4%), em 3,66%.

Para que a Selic seja ainda mais reduzida é necessário que o Copom esteja seguro dos preços e que não corram o risco de aumentar, ficando acima da inflação atual.

Ela serve de referência para os demais juros da economia, é a taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

*Da redação, com informações da Agência Brasil.

Leia Também:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA