Nona Lu conquistou o título com o prato de bacalhau de azeite trufado com musseline de batata baroa
Por Jessica Coutinho
Localizado no bairro Itapuã, em Vila Velha, o Nona Lu ganhou o título de Melhor Restaurante A Quilo do Espírito Santo, na competição O Quilo É Nosso, promovida pelo Sindbares/Abrasel.
O estabelecimento de comida caseira levou o título com o bacalhau de azeite trufado com musseline de batata baroa feito pela chef Maria Lúcia Frisso Montarroyos. Agora, o Nona Lu irá representar o ES na etapa nacional do concurso.
Para a chef ganhadora do concurso, participar da competição foi de extrema importância para o restaurante. “O concurso nos trouxe aprendizado, melhorias e muitos parceiros que conhecemos ao longo das etapas. Essa é uma experiência que recomendo a todos donos de restaurantes participarem. Estou muito feliz e motivada para representar o Espírito Santo na próxima etapa”, afirma.
Entre os finalistas capixabas estavam o bacalhau imperial com purê de pistache, do Mister Cook, em Vitória, e o baby beef à moda Salsa, do Salsa Self Service, também em Vitória.
O time de jurados contou com Fabricia Sarria de Souza, chef executiva do Hotel Senac Ilha do Boi, Thiago Correia, professor de gastronomia, Erica Semião, produtora de eventos, Emerson Anunciação, chef e proprietário do Ilha Buffet, e Patrícia Merlo, doutora e especialista em história da alimentação.
O concurso é dividido em três etapas: regionais, estaduais e nacional. Na fase estadual, o Nona Lu se destacou entre 14 restaurantes concorrentes, utilizando avaliações do júri técnico e do voto popular.
A final nacional será em São Paulo, durante o evento Mesa São Paulo, nos dias 21 e 22 de novembro, onde chefs e especialistas vão escolher o Melhor Restaurante a Quilo do Brasil.
Segundo o presidente do Sindbares/Abrasel ES, Rodrigo Vervloet, este concurso é uma ótima maneira de valorizar um modelo de negócio 100% brasileiro. “Além de enaltecer o modelo de negócio a quilo, a competição impulsiona os empreendimentos do ramo. O concurso é uma oportunidade para os empresários divulgarem seus estabelecimentos, enquanto os clientes aproveitam as receitas criadas especialmente para a disputa”, explica.