22.1 C
Vitória
domingo, 23 janeiro, 2022

Estado e prefeitura da Serra investem na ressocialização de ex-detentos

A ação é protagonizada pelo Escritório Social, coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça - Sejus (Fotografia - Agência Brasil)

A oportunidade é para curso na área da construção civil

Egressos do sistema prisional e apenados em regime aberto terão a oportunidade de realizar cursos. Serão 10 vagas para aplicador de revestimento cerâmico e 15 vagas para formação de gesseiros proporcionadas através de parceria entre o Escritório Social, coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com a secretaria de Trabalho, Emprego e Renda do município da Serra.

O trabalho é uma das formas de reintegrar essas pessoas na sociedade. Em 2018, 580 egressos foram encaminhados pelo Escritório Social para cursos profissionalizantes e mais de 230 para o mercado de trabalho.

Escritório Social

O Escritório Social conta como uma equipe formada por psicólogos e assistentes sociais que avalia e monitora os egressos atendidos.

O subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira, explica que o objetivo é oferecer suporte, orientação e encaminhamentos necessários nas áreas de saúde, educação, trabalho, regularização da documentação de acordo com as necessidades desta parcela da população.

“Essa é uma forma de contribuir para o resgate da cidadania e promoção, de fato, da reintegração do egresso à comunidade. Nossa equipe auxilia nesses primeiros momentos que sucedem o cumprimento da pena no regime fechado, orientando-os para que tenham acesso às políticas públicas e que fortaleçam o vínculo familiar, evitando assim, seu retorno à criminalidade” destaca Ferreira.

O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado, com orientação estratégica do Tribunal de Justiça (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Justiça (Sejus).

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade