A reserva protege 3 mil hectares de Mata Atlântica e também fornece água potável para a Grande Vitória
Por Jessica Coutinho
A Reserva Biológica de Duas Bocas, localizada em Cariacica, é um marco na preservação ambiental e no abastecimento de água da Grande Vitória. Criada para proteger os mananciais que atendem a população local, a unidade é um exemplo de conservação da biodiversidade e fomento a pesquisas científicas.
A história da área começou em 1894, com a construção da primeira represa para fornecer água potável, conectada ao chafariz da praça Marechal Deodoro, em Cariacica Sede. Em 1909, uma nova represa foi inaugurada, ampliando o abastecimento para Vitória, atendendo, entre outros, o chafariz da Praça Santos Dumont, atual Praça 08 de Setembro.
Já em 1951, uma terceira represa foi construída, após desapropriações realizadas pelo Governo Estadual, ampliando a capacidade de fornecimento. Antes mesmo da formalização da unidade em 1965, 2.200 hectares já haviam sido adquiridos para garantir a preservação dos recursos naturais.
Inicialmente chamada de Reserva Florestal, a área recebeu a denominação atual em 1991. Com 3.000 hectares, a reserva está localizada predominantemente em Cariacica, com algumas partes em Viana e Santa Leopoldina, e abriga 43% dos remanescentes de Mata Atlântica do município. Espécies ameaçadas de extinção, como a onça-parda e o macuco, encontram refúgio na unidade, que também preserva uma rica vegetação, com 70% composta por mata primária.

Entre as descobertas na área está a Guapeba, uma árvore rara e ameaçada de extinção. Para apoiar a pesquisa, o local conta com uma estrutura completa, incluindo alojamento para pesquisadores, biblioteca, banheiros, escritório administrativo e trilhas preparadas para estudos e atividades educativas.
Trilhas e aprendizado
A visitação é limitada a atividades de educação ambiental, com agendamento prévio. Os atendimentos acontecem de terça a sexta-feira, das 8h às 16h, com duração de três horas. O agendamento pode ser feito pelo e-mail [email protected].
Os visitantes podem explorar o Centro de Visitantes da Reserva Biológica de Duas Bocas que une aprendizado e interação, oferecendo exposições de animais taxidermizados da fauna local e painéis sobre o histórico de criação da reserva.
Além disso, os visitantes podem explorar duas trilhas que proporcionam contato direto com a natureza e com a história da região. A Trilha da Represa Velha percorre a floresta até a antiga represa construída para o abastecimento da região. O trajeto totaliza 7 km (ida e volta), mas pode ser adaptado a percursos menores, de acordo com a disponibilidade do grupo. Já a Trilha do Cedro Rosa é uma caminhada circular de 1.200 metros. Durante o percurso os visitantes podem admirar uma árvore de cedro rosa que da nome a trilha.
Em janeiro de 2025 a Reserva Biológica de Duas Bocas celebra 34 anos de existência, reafirmando sua importância na preservação ambiental e no abastecimento de água da Grande Vitória.
*Este destino está presente no livro 140 Destinos Incríveis no Espírito Santo, publicado pela Next Editorial. Para acessar o conteúdo completo, clique aqui. O material foi elaborado com cuidado para oferecer uma experiência única de descoberta e aventura pelas diversas regiões geográficas do nosso estado.

