20.6 C
Vitória
sábado, 19 junho, 2021

Relator pede arquivamento de denúncia contra Gilvan

Gilvan da Federal é acusado de quebra de decoro parlamentar por ter criticado a roupa da vereador Camila Valadão e ter impedido sua fala durante a sessão

Por Josué de Oliveira

O vereador de Vitória Maurício Leite (Cidadania) pediu o arquivamento do processo por quebra de decoro parlamentar contra o vereador Gilvan da Federal (Patriota). Leite é o relator do processo movido pela vereadora Camila Valadão (PSOL) na Corregedoria da Câmara da Capital.

Na ação, Camila alegou que sofreu ataques machistas durante sessão em plenário. Segundo o relator da representação, não houve quebra de decoro por parte do vereador denunciado.

“Entendemos que o representado não extrapolou as prerrogativas inerentes ao mandato. Apenas explicitou sua opinião política”, disse.

No dia 08 de março, Camila Valadão e Karla Coser (PT), as duas únicas parlamentares da Casa, estavam compondo a Mesa da sessão ordinária em alusão ao Dia Internacional da Mulher quando o vereador denunciado interrompeu a fala das colegas para criticar a roupa usada por Valadão.

Na semana passada, o parecer do relator Maurício Leite seria apreciado durante a reunião da Corregedoria. Porém, foi retirado de pauta após Valadão, que também é integrante da Corregedoria, solicitar que fosse feita uma consulta à Procuradoria da Casa para avaliar uma possível substituição dela por uma suplente, já que ela fica impedida de participar do processo.

“Na nossa avaliação, o relatório tem um equívoco considerável porque acaba fazendo um julgamento sobre o mérito da representação e não a avaliação se a nossa representação cumpre os pré-requisitos regimentais. Então, ele faz um juízo de mérito o que extrapola aquilo que deveria ser a competência do relatório”, diz Camila Valadão.

O vereador Gilvan foi procurado, mas informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que só irá se pronunciar no final do processo.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade