24.9 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Presidente se articula para aprovar Reforma da Previdência

Encontrou que ocorreu na tarde deste domingo (23), no Palácio do Jaburu, não estava na agenda oficial do presidente.

O presidente Michel Temer se reuniu com os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) para tratar da reforma da Previdência. O deputado federal Lelo Coimbra (PMDB­/ES) participou da reunião, realizada na tarde deste domingo (23), no Palácio do Jaburu.

Segundo Lelo, a reunião serviu para tratar de “ajuste de texto, cronograma e envolvimento”. O parlamentar destacou cinco tópicos centrais do encontro. “1-O texto é o resultado final já negociado; 2-Voto na comissão na próxima semana; 3- Voto em Plenário a partir do dia 08 de maio, mais provável entre os dias 10 e 20 de maio; 4 – o envolvimento dos ministros na mobilização para que a reforma saia; e 5-intensificação final com os deputados da base, tanto por meio dos líderes quanto diretamente por parte de cada um dos participantes da reunião”, informou Lelo Coimbra à ES Brasil.

- Continua após a publicidade -

Preocupação

O presidente está somando esforços para mapear os apoios para a votação do relatório na comissão especial da Câmara. Após acordo entre governo e oposição, a votação na comissão foi transferida para 2 de maio, após os protestos convocados para 28 de abril e 1º de maio.

Ao que tudo indica, Temer não descarta a possibilidade de parlamentares desistirem de aprovar a reforma. Tanto que os ministros que são deputados, 11 deles, serão dispensados da função para votar no Plenário.

Mesmo diante da exigência de diversas categorias para regras mais brandas, “o governo não vai mais ceder”. A afirmação foi dada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), também neste domingo. Segundo ele, o parecer apresentado pelo relator, deputado Arthur Maia (PPS/BA), não passará por alterações para atender pedidos de categorias, como a dos servidores públicos.

Votação

O ministro Imbassahy, que esteve no Palácio do Jaburu por mais de quatro horas, não quis confirmar um prazo para a votação. “Deve votar na comissão especial a partir do dia 2 de maio. É ruim falar em uma data certa, então dizemos que a partir dessa data a proposta estará pronta para votação”.

Além de Imbassahy, Meirelles e Lelo, participaram da reunião Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência), o líder do governo na Câmara, Andre Moura (PSC/­SE) e o líder da bancada do PP, Agnaldo Ribeiro (PB).

Placar da Reforma da Previdência

Se a votação da reforma da Previdência fosse hoje, 72 deputados estariam a favor do texto proposto pelo relator, segundo o placar do jornal O Estado de S. Paulo.  Após as mudanças apresentadas na comissão, 193 dizem que votam contra, 49 estão indecisos e 114 não quiseram responder.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA