25.4 C
Vitória
terça-feira, 25 janeiro, 2022

Refis: Empresas têm até este mês para refinanciar dívidas

Empresas podem ter mais de um parcelamento em curso. Foto: Ascom/Sefaz

Termina no dia 30 de dezembro o período de adesão ao Programa Estadual de Refinanciamento de Dívidas (REFIS)

Com o Refis, poderão refinanciar dívidas as empresas com débitos constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive os que foram ajuizados. Este é o último mês para adesão.

As reduções são de 90% e 85% para recolhimentos à vista, respectivamente, constituídos de ICMS e multa ou apenas de multa de ICMS. O pagamento máximo é em 60 parcelas. Das firmadas este mês, a quitação da primeira delas precisa ocorrer até o dia 30, já que esse será o último dia útil com expediente bancário.

Podem ser aprovados novos parcelamentos mesmo com a existência de outros parcelamentos em curso. Também podem ser parcelados débitos relativos ao Compete-ES, Invest-ES e ICMS-ST.

Legislação

O programa viabiliza a regularização de débitos fiscais relativos à exigência de ICMS e de suas penalidades, trazendo alívio financeiro para as empresas com débitos tributários e, consequentemente, ingresso de recursos nos cofres do Estado.

A medida foi instituída pela Lei 11.331/2021 como parte das medidas socioeconômicas promulgadas pelo Governo do Estado em março deste ano. Os descontos são de acordo com a data de adesão e poderiam chegar a 100% das multas e juros.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade