23.9 C
Vitória
sexta-feira, 5 março, 2021

Cresce pressão por impeachment de Bolsonaro

Circula nas redes e em aplicativos de mensagens uma convocação de opositores do governo para um “panelaço” nesta noite às 20h30

Por Matheus de Souza e Sofia Aguiar (AE)

Com a repercussão do colapso no sistema de saúde em Manaus, que enfrenta um problema de escassez de oxigênio nas redes públicas e privadas de hospital provocadas pela pandemia do novo coronavírus, cresce a pressão nas redes sociais para que autoridades tomem providências contra o presidente Jair Bolsonaro, responsabilizado pelos internautas pelo problema devido ao seu discurso negacionista com relação ao vírus.

Nesta manhã de sexta-feira, 15, entre os dez assuntos mais comentados no Twitter, sete são referentes ao problema em Manaus, sendo o primeiro a hashtag “#ImpeachmentBolsonaroUrgente”. Também circula nas redes e em aplicativos de mensagens uma convocação de opositores do governo para um “panelaço” nesta noite às 20h30 em todo o País. O anúncio do protesto diz: “Sem oxigênio, sem vacina, sem governo #brasilsufocado”.

O ex-governador do Ceará e candidato à Presidência da República em 2018, Ciro Gomes (PDT), classificou o presidente Jair Bolsonaro de “genocida” e comentou que “enquanto nossos irmãos e irmãs de Manaus morrem sem oxigênio, Bolsonaro insiste em indicar medicamentos sem eficácia comprovada”.

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), foi adepto da hashtag e afirmou que a ausência do presidente em Manaus “apenas confirma e reforça que ele não sabe mesmo o que fazer para o bem do Brasil”.

A pressão nas redes também mira no presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que também figura na lista dos dez assuntos mais comentados no País dentro da plataforma, para que o parlamentar paute o processo de impeachment do presidente Bolsonaro. A deputada do PSOL, Talíria Petrone (RJ), escreveu que Maia “finge” fazer oposição ao governo pelo Twitter, enquanto “está sentado em mais de 60 pedidos de impeachment”. Na quinta-feira, 14, o presidente da Câmara apontou que a falta de oxigênio em Manaus é fruto de “uma agenda negacionista” e disse ser fundamental que o Congresso retome as atividades na semana que vem.

Venezuela

A ajuda da Venezuela ao Estado brasileiro, anunciada pelo ministro das Relações Exteriores daquele país, Jorge Arreaza, nesta quinta-feira, também é comentada por usuários.

Na rede, usuários destacam a ajuda recebida do país vizinho, que é duramente criticado pelo presidente Bolsonaro devido a seu modelo de governo e econômico.

Durante uma de suas “lives” semanais, em outubro do ano passado, Bolsonaro criticou Venezuela, Cuba e Argentina. Segundo o presidente, as economias dos três países vão mal por terem optado pelo socialismo. “Tudo por optarem por um regime que não dá certo em lugar nenhum do mundo, o socialismo. O Brasil correu sério risco há pouco tempo, no meu entender”, afirmou.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Empresários e parlamentares comemoram aprovação de projeto que socorre setor de eventos

A Câmara Federal aprovou, na noite da última quarta-feira (3), o projeto de lei que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse)

Casagrande confirma convite do PSB para disputar à presidência

O governador Renato Casagrande confirmou que recebeu o convite do PSB nacional para disputar a presidência

Cachoeiro vai economizar R$ 4 milhões com digitalização de processos

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está investindo em uma plataforma de digitalização de processos e espera economizar até R$ 4 milhões por ano

Serra sai na frente e adere a programa de empreendedorismo para mulher

O programa agenda mulher tem como objetivo fazer ações para estimular o empreendedorismo feminino

BCE: apoio da política monetária será necessário bem depois do fim da pandemia

Em discurso que fez durante evento da Universidade Bocconi, em Milão, Panetta afirmou que o BCE precisará continuar agindo até que a inflação da...

Em áudio, Casagrande detalha encontro com Arthur Lira. Ouça!

Além do encontro com Lira, ele fez uma visita à fábrica da União Química, responsável no Brasil pela produção da vacina Sputnik V

ES Brasil Digital

ESBrasil-185
Continua após publicidade

Fique por dentro

Ufes registra quarta cultivar de café conilon junto ao Mapa

O trabalho de pesquisa foi realizado em parceria com a UFRJ e resultou numa cultivar propícia para produção de café solúvel.

Indústria brasileira registra alta de 8,7 no faturamento em janeiro de 2021

A capacidade instalada no início deste ano ficou em 79%, o que representa 2,2 pontos percentuais acima do que foi registrado em janeiro de 2020.

Atividade do Norte e Centro-Oeste avança em 2020, diz BC; demais regiões recuam

Ainda que o processo econômico descrito tenha caracterizado todas as regiões, os resultados de 2020 dos IBCR divergiram - Norte e Centro-Oeste registraram desempenho...

PIB brasileiro em 2020 fecha com queda de 4,1%

Pesquisa do IBGE revela a terceira maior queda na soma de todas as riquezas produzidas no País, com influência da pandemia de Covid-19.

Vida Capixaba

Março Amarelo: atividade física é uma aliada no tratamento da endometriose

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde a endometriose afeta 176 milhões de mulheres no mundo.

Confira 4 dicas de como cuidar da pele da área dos olho

A área dos olhos é a região onde o envelhecimento da pele fica mais visível

Museu Capixaba do Negro abre inscrições para oficinas

Nesta quarta-feira (3), foram abertas inscrições para 90 vagas em variadas oficinas.

Professores poderão se inscrever em oficina de produção de vídeos

O projeto intitulado “Caminho das águas” será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subgerência de Educação Ambiental e Gerência de Formação Continuada, a empresa de saneamento básico AEGEA e a produtora Zureta Filmes
Continua após publicidade