Reckitt Benckiser lança produto mais sustentável em projeto com Walmart

A Reckitt Benckiser (RB), empresa global líder nos segmentos de limpeza doméstica, estreia no programa “Sustentabilidade de Ponta a Ponta”, idealizado pelo Walmart, com o produto Veja Perfumes Sensações. Foi desenvolvida uma versão PET de dois litros, que usa menos 47% de material por litro de produto quando comparado com a embalagem de 500ml. Houve também redução de materiais que compõem a embalagem e inovações como a impressão do rótulo, com tinta à base de soja, gerando menos resíduos para o meio ambiente.

As mudanças foram feitas com a garantia de que o consumidor terá o mesmo produto de antes, porém mais sustentável. No rótulo, o “espaço verde”, intitulado Nossa Casa, Nosso Planeta, comunica as melhorias ambientais do produto, incluindo aspectos importantes para a reciclagem de cada um dos itens da embalagem e dicas de consumo consciente. “O olhar sustentável tem que alcançar toda a cadeia de produção”, diz Camille Kaufmann, gerente de embalagens para a América Latina.

Redução no impacto ambiental

O projeto teve como base a redução de massa de embalagem, em PET de 2 litros e possibilidade de utilização de até 100% de resina reciclada pós consumo. Além disso, foram reduzidos 7% do material da tampa e 6% da gramatura do rótulo, impresso com tinta à base de soja.

Outros aspectos que valem ser ressaltados são que foi obtida redução de uma hora no tempo de fabricação do Veja Perfumes Sensações, com o desenvolvimento de uma nova fórmula e redução de energia no sopro das embalagens, menos consumo de papelão nas bandejas que transportam o produto, substituição na fábrica das lâmpadas convencionais pelas de LED e de um compressor com menor gasto de energia.

“A Reckitt Benckiser é hoje a única empresa fabricante de bens de consumo da sua categoria no mundo com emissão de carbono 100% neutralizada, além de estar no Dow Jones STOXX Sustainability 40 Index. Com o projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta, do Walmart, tivemos a oportunidade de contribuir no Brasil com uma campanha consistente de melhoria ambiental, envolvendo a mais conhecida marca da companhia, Veja, e alcançando resultados positivos com a participação e empenho das diversas áreas envolvidas”, contou Frederic Morlie, presidente da RB no Brasil.

Sustentabilidade de Ponta a Ponta

O consumidor brasileiro conta, a partir da última quarta-feira, (13/7), com mais opções de produtos com menor impacto ambiental. São 13 itens líderes de categoria – desde alimentos e eletrônicos a itens de perfumaria e higiene e limpeza – fabricados por algumas das principais indústrias de consumo do País. O projeto, intitulado “Sustentabilidade de Ponta a Ponta”, é uma parceria do Walmart, idealizador do programa, com os fornecedores.

Os produtos que integraram o projeto este ano são: Veja Perfumes Sensações, da Reckitt Benckiser; Guaraná Antarctica PET dois litros, da Ambev; Danoninho morango 360g, da Danone; Papel Higiênico Neve Naturali, da Kimberly Clark; Balas Halls; da Kraft Foods; Elsève shampoos, condicionadores e cremes para pentear, da L’Oréal Brasil; Ração Whiskas lata, da Mars; TV LED 32′, da Phillips; Toalha de papel Snob Eco, da Santher; Café Pilão Origem, Sara Lee; Pato Pastilha Adesiva, SC Johnson; Refrigerador Brastemp Inverse Viva, da Whirlpool; além da Aveia marca própria Sentir Bem, do Walmart (fabricado pela Nat Cereais de Lagoa Vermelha – RS). O Walmart ofereceu, ainda, a garantia de compra, a visibilidade e exposição diferenciada desses itens no ponto de venda.

Só em resíduos, os 13 produtos representam redução de mais de 250 toneladas por ano, considerando a estimativa de venda em um ano no Walmart. Pelo mesmo critério, a redução do uso de água chega a dois milhões de litros e, de energia, mais de 19 milhões de Kwh.

 

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