26 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Rebio Duas Bocas inicia hoje temporada de visitação

Rebio Duas Bocas inicia hoje temporada de visitaçãoA partir deste sábado (3) a Reserva Biológica (ReBio) de Duas Bocas, em Cariacica, volta a receber a visitação de alunos. Em comemoração aos 100 anos de preservação da região, a Unidade de Conservação (UC) gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) prevê a realização de outros projetos ao longo do ano.

Até domingo (4), estudantes de Engenharia Ambiental do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) terão aulas práticas sobre a biodiversidade da Reserva. A Reserva Biológica é uma categoria de UC de Proteção Integral, prevista pela Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Suas principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas, não estando aberta para visitação do público em geral.

- Continua após a publicidade -

A Rebio Duas Bocas é um importante fragmento florestal de Mata Atlântica, em bom estado de conservação. A área abriga fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção.

Os educadores interessados em levar seus alunos para conhecer a unidade devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Rebio Duas Bocas
Os esforços do Governo do Estado para preservação ambiental do lugar tiveram início em 1912, quando foi necessário ampliar o fornecimento de água para Cariacica e passar a fornecer também para Vila Velha e Vitória. Várias propriedades em Duas Bocas tiveram que ser desapropriadas para implementação do primeiro sistema estadual de abastecimento de água.

Em função do crescimento populacional, entre 1941 e 1951, foi construída uma imensa barragem. Esta ainda continua no local e fornece água potável para o município de Cariacica até hoje.

Em função da importante relação entre o volume de água e a presença da mata, em 1965, toda a região que havia sido desapropriada para construção das represas antigas passou a ser preservada por meio da criação da “Reserva Florestal de Duas Bocas”, em homenagem ao rio homônimo que corta a floresta.

Em 1991, por meio da Lei Estadual nº 4.503, a categoria da unidade foi redefinida. Sua área sofreu alterações antrópicas em função do cultivo de banana, de café e de atividades de pastoreio. Cabe ressaltar que a reserva faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas – Mestre Álvaro.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA