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quinta-feira, 18 abril, 2024

Procon-ES divulga ranking de empresas mais reclamadas em 2019

Os primeiros lugares foram ocupados por empresas de telefonia e distribuição de energia elétrica

Os Procons de todo o Brasil divulgam, nesta quinta-feira (12), o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2019. As reclamações registradas no documento correspondem a processos administrativos analisados e concluídos pelo Procon-ES, no período de janeiro a dezembro de 2019, e que apresentam algum indicativo de lesão ou ameaça aos direitos dos consumidores.

De acordo com o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2019, as empresas líderes do ranking são a Oi Fixo, que ocupa o primeiro lugar na lista. Em segundo lugar geral aparece a EDP Espírito Santo, seguida pela Telefônica Vivo, Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) e, em quinto lugar, aparece Lojas Sipolatti. Em sexto lugar no ranking aparece a Oi Móvel, seguida da CNova Comércio Eletrônico (Extra.com, Ponto Frio.com e Casas Bahia.com), Zurich Seguros, Banco BMG e, em décimo lugar no ranking, está a Caixa Econômica Federal (CEF). Cobrança indevida é a principal insatisfação que envolve os fornecedores líderes do cadastro.

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O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, ressaltou que o Cadastro de Reclamações Fundamentadas é um instrumento de orientação no mercado de consumo. Ele serve de parâmetro para o consumidor avaliar o índice de reclamação e resolutividade das empresas e escolher com quem contratar. “É importante que os consumidores tenham o hábito de consultar a lista e contratar com empresas que respeitam os seus direitos”, disse.

De todos os atendimentos registrados pelos Procons, uma parcela é tratada por meio de processos administrativos. Procedimento adotado quando não se obtém êxito em uma tentativa preliminar de solução da demanda ou quando há prática reincidente de algum fornecedor em determinado problema.

A inclusão do nome na lista de fornecedores não configura uma sanção. O cadastro tem caráter educativo e preventivo. O objetivo é informar à sociedade qual a situação dos fornecedores nos órgãos de defesa do consumidor, assim como a postura adotada por eles perante às reclamações.

Clique aqui e conheça a lista completa de fornecedores de produtos e serviços com o maior índice de reclamações e insatisfações no Procon-ES e a postura adotada diante das reclamações.

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