Radical é a nova pista de bicicross na Serra

Gestão faz uma manobra campeã e transforma ponto viciado de lixo na terceira maior pista de bicicross do Brasil

Do lixão para pista de bicicross referência no Brasil. A terceira maior pista dessa modalidade do país foi inaugurada na manhã deste sábado (23), em Novo Porto Canoa, no município da Serra. Ao todo, a pista tem aproximadamente 370 metros de comprimento e quatro retas.

A primeira reta possui mais de 8 metros de extensão; a segunda mais de 7 metros, e a terceira com cerca de 5 metros; além da reta de chegada com 4 metros de extensão. O trajeto possui três curvas e o destaque da pista, mais radical, é a curva denominada Tsunami.

O evento, que durou cerca de duas horas, contou com a presença de diversos moradores e lideranças, entre elas o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (REDE) e deputado estadual Alexandre Xambinho (REDE).

“Eu estou muito feliz com esta realização e de poder fazer esta entrega. Tenho a convicção de que a pista que hoje foi inaugurada irá contribuir, de fato, com o desenvolvimento social e cultural desta região”, frisou Audifax.

Para o vereador Miguel da Policlínica (PTC) o momento também foi de alegria já que o espaço utilizado para construção da pista era conhecido como um dos maiores lixões da cidade. “Quando esta área era um lixão se encontrava cadáveres, carros roubados, enfim, acontecia uma diversidade de coisas, além de deixar o bairro feio. A prefeitura gastava mais de 400 mil por ano com a limpeza deste local que hoje dá lugar a uma bela área de lazer onde poderemos ter, inclusive, campeonatos não só estaduais como também nacionais, o que irá também fomentar o comércio local”, completou o vereador.

Renato Bernardes, 42 anos, propagandista e morador do município de Vitória, a pista é de fato uma das melhores do Brasil e a única do Estado. “Sou morador de Vitoria e sempre que posso venho para a Serra trazer o meu filho Renato, de 8 anos, nessa pista desde que ela ficou pronta. Parabenizo não só ao prefeito da Serra como também a todos os envolvidos por este belíssimo trabalho”, disse.

Homenagem na pista de bicicross

A estrutura que foi batizada de Ewerton Silveira Coura é a primeira pista de bicicross no Espírito Santo com um sistema de largada padronizado pela União Ciclista Internacional (UCI) e a única do Brasil totalmente asfaltada. Construída em uma área onde era conhecida como um dos maiores lixões da Serra, de onde eram retirados cerca de 400 toneladas de lixo por mês, o que equivale a aproximadamente 13 carretas carregadas

Na solenidade de inauguração o prefeito Audifax Barcelos fez alusão ao homenageado, que foi assassinado este ano dentro do seu comércio na mesma localidade. “O nome da pista foi denominado Ewerton Silveira Coura em homenagem a este rapaz que, além de comerciante do bairro Novo Porto Canoa, também era praticante deste esporte. Então, deixo aqui às minhas homenagens a família do Ewerton e também a todos os moradores da região porque merecem este belo presente”, concluiu.

“O momento ainda é de dor, dado ao fato do meu irmão ter partido recentemente, mas ao mesmo tempo o momento é de consolo porque trás uma paz para a família já que o lugar que tinha até desova de corpos tornou-se a terceira maior pista do país e vai trazer para a Serra mais esporte, um espaço de lazer e cultura. De fato isso nos trás uma paz porque em meio a tanta dor a noticia é de se alegrar”, disse a administradora e irmã do homenageado, Solange Silveira Coura.

Quer conhecer um pouco mais da pista? Confira as fotos da inauguração aqui

Conteúdo Publicitário