21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Quem é bom já nasce feito!?

Bons líderes são essenciais para o mercado. Tanto no comando das equipes, como principalmente no comando das empresas.

Todos nós já ouvimos essa frase ao menos uma vez na vida. Ela é muito utilizada em tom de elogio àqueles que se destacam no mercado. Mas como ser um líder na vida pessoal e profissional? Será que esta frase está mesmo correta?

A realidade nacional parece mostrar que não. Em um mercado no qual a maior parte das empresas não consegue sobreviver ao segundo ano de atividade, a carência de bons líderes fica óbvia.

- Continua após a publicidade -

Esse fato demonstra que muitos dos nossos empreendedores têm a coragem, mas ainda carecem da capacidade real de gerenciamento e liderança, para conduzir as suas equipes.
Os empreendedores normalmente apresentam algumas características de liderança natural, mas para se manter no topo do mundo dos negócios precisam desenvolvê-las e se atualizar.

O bom líder é também aquele que está sempre disposto a aprender, implementar novas estratégias e, dessa forma, servir de exemplo para os seus liderados.

Há pouco tempo acompanhei um empresário que estava falido, mas decidiu que iria sair do fundo do poço. Buscou conhecimento, se aprimorou, e hoje, apenas seis meses depois do caos que viveu, se destaca como líder e ensina como virar a chave da prosperidade com ações simples e cotidianas.

Bons líderes são essenciais para o mercado. Tanto no comando das equipes, como principalmente no comando das empresas. A figura dos headhunters não é nova e tudo que estes profissionais sonham é encontrar pessoas com características profissionais específicas, com capacidade de liderança.

E como desenvolver essas habilidades para se tornar um grande líder? Sem dúvida, investindo em aperfeiçoamento, novos conhecimentos. Um exemplo foi do jornalista e escritor Napoleon Hill há mais de 100 anos e que ajudou a mapear as características e comportamentos que eram comuns aos homens de sucesso e que ainda hoje fazem parte da história dos negócios mundialmente, como Henry Ford, Andrew Carnegie e Thomas Edison.

O resultado desse trabalho é aplicado ainda hoje por meio do treinamento Lince, da Fundação Napoleon Hill, pois passo a passo eles desconstroem crenças e reconstroem ideias para aplicarem na liderança e comunicação pessoal e profissional.

10 atributos da liderança

Em seu livro Quem pensa enriquece, Napoleon Hill atribui 10 importantes fatores de liderança. Leia e avalie como estão os seus atributos.

1 – Coragem inabalável: baseada no conhecimento de si mesmo e no de sua ocupação.
2 – Autocontrole: a pessoa que não consegue se controlar jamais poderá controlar os outros.
3 – Senso de justiça aguçado: sem isso, nenhum líder poder comandar e manter o respeito de seus seguidores.
4 – Decisão firme: aqueles que hesitam em tomar decisões, não tem certeza de si e não podem liderar outros com sucesso.
5 – Planos definidos: líderes bem-sucedidos devem planejar o trabalho e trabalhar seus planos.
6 – Hábito de fazer mais do que aquilo para que foi pago: é fazer mais do que os seus seguidores.
7 – Personalidade agradável: a liderança exige respeito.
8 – Solidariedade e compreensão: líderes bem-sucedidos devem compreender os problemas e ser solidários com seus seguidores.
9 – Domínio dos detalhes: a liderança exige domínio dos detalhes.
10 – Disposição para assumir total responsabilidade: Se um de seus seguidores cometeu um erro ou é incompetente, considere que a falha é sua.


Juliana Costa, empresária e representante da Fundação Napoleon Hill no Espírito Santo

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba