25.5 C
Vitória
quinta-feira, 7 DE novembro DE 2024

Queda de ponte deixa mais de 35 mortos em Gênova, na Itália

Pela ponte passa a rodovia A10 que liga o Sul da França a cidades no Norte da Itália

Parte da ponte Morandi, localizada em Gênova, na Itália, desmoronou na manhã desta terça-feira (14), e deixou cerca de 37 pessoas mortas e 16 feridos, sendo 12 vítimas graves. Uma das vítimas é uma criança.

De acordo com o vice-ministro de Infraestrutura e Transportes, Edoardo Rixi, o acidente ocorreu às 11h15 (por volta de 7h15 no horário de Brasília), enquanto uma forte chuva ocorria na cidade. Vale destacar que a ponte passa pela rodovia A10, que liga o Sul da França a cidades no Norte da Itália.

Queda de ponte deixa mais de 35 mortos em Gênova, na Itália
Parte da ponte caiu em cima de casas e carros / Foto: Luca Zennaro / EPA

O diretor da central de emergência 118 Gênova, Francesco Bermano, afirmou que muitos feridos estão sob os escombros e que os que foram retirados já foram encaminhados ao hospital. Além disso, governador da região da Liguria, Giovanni Toti, disse que o balanço ainda “irá subir significativamente”.

A maior parte do viaduto, que possui cerca 100 metros de altura e 1.182 metros de comprimento, caiu no leito do córrego Polcevera, mas outras partes bem grandes caíram sobre casas, nos galpões e nas ruas abaixo. O estacionamento da Ansaldo Energia, empresa que fornece energia no país, também foi atingido, mas não havia ninguém no local no momento da queda da ponte.

- Publicidade -

Cerca de 200 agentes de trânsito participam da ação e a equipe dos bombeiros estão no local prestando a assistência necessária.

Queda de ponte deixa mais de 35 mortos em Gênova, na Itália
Todos os meios de salvamento estão no local / Foto: Luca Zennaro / EPA
Ponte Morandi

A ponte, que atravessa a parte portuária da cidade atingida, possui cerca de 100 metros de altura e 1.182 metros de comprimento e foi construída em 1960. Em 2016, a estrutura começou a ser reformada e como recebe muitos veículos diariamente aparentava estar em plenas condições de funcionamento.

A capixaba e publicitária Denya Pandolfi mora em Firenze há mais de 10 anos. Ela informou que após a tragédia da explosão na rodovia A14, no dia 06 de agosto, deixa a população preocupada.

Queda de ponte deixa mais de 35 mortos em Gênova, na Itália
A ponte foi construída em 1960 e recebeu manutenção em 2016 / Foto: Reuters / Stefano Relandini

“Época de verão, pessoas curtindo. A ponte é importante por causa da quantidade de pessoas que trafegavam por ela diariamente. As causas da queda estão sendo investigadas, pois estão todos se perguntando o porquê deste tipo de tragédia”, contou Denya.

Feriado

Nesta quarta-feira (15) é comemorado o feriado de Ferragosto, o qual comemora a Assunção da Virgem Maria, e é considerado um dos feriados mais importantes da Itália. Por conta disso, muitas pessoas se deslocam para as residências de familiares para celebrarem a data ou concebê-la na Praça do Cannone, em Milão.

De acordo com a turismóloga Adriana Leite Santos, neste período, as pessoas viajam, pois é considerado período de férias e a ponte recebe um fluxo de pessoas bem grande.

“A cidade está um pouco vazia por conta do feriado de Ferragosto e grande parte das famílias italianas estão viajando, pegando estrada para comemorar a data. A ponte está localizada entre dois bairros residenciais de Gênova e tem grande representatividade para a população”, disse Adriana.

Adriana disse que a mudança do clima ocorreu repentinamente. “Ontem, deixei de ir à academia, pois começou a chover muito forte. A previsão de chuva para o Norte e o Centro foi de fortes chuvas, mas não sei detalhar se esta foi a causa”, reforçou.

*Com informações do G1

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA